Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 21 de novembro de 2019

Brasil

Conar manda alterar campanha da Petrobrás

16 de março de 2015 | 11h 02
Conar manda alterar campanha da Petrobrás
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou que a Petrobrás altere a campanha que tem como tema “superação”, veiculada na tentativa de reverter a crise de imagem desencadeada pelas denúncias de corrupção na estatal.
 
Em reunião na quinta-feira, a 2.ª Câmara do Conselho de Ética do Conar decidiu, por maioria, que a empresa deve modificar a campanha “Petrobrás – Ontem, hoje e sempre superando desafios. Todos eles”. Cabe recurso. Procurada, a Petrobrás informou que aguarda a comunicação do Conar, definindo as características da alteração determinada, para avaliar o que será realizado.
 
O conselho analisou reclamação apresentada no início do ano pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA). Ele disse que a peça publicitária pode provocar confusão ao mencionar fatos históricos com os desafios que surgiram por causa das denúncias de corrupção na empresa. O congressista cita que a campanha relaciona a descoberta dos primeiros poços de petróleo, ou mesmo do pré-sal, com as consequências da Operação Lava Jato na empresa.
 
“Não se pode querer enganar a opinião pública com uma campanha publicitária milionária tratando o que é corrupção, roubo de dinheiro público, como exemplo de desafio a ser superado pela companhia. Não é desafio, são atos ilícitos que demandam rigorosa apuração e punição dos envolvidos”, afirmou o deputado federal em seu site na internet.
O Conar entendeu que o anúncio pode levar à confusão e determinou a alteração do anúncio. Na visão do conselho, os desafios atuais, decorrentes de denúncias, não devem ser apresentados de maneira equivalente aos entraves históricos já vencidos pela empresa.
 
O conselho não estabelece multas para o não cumprimento de suas determinações, mas os veículos de comunicação são frequentemente notificados sobre as decisões e cumprem as recomendações do Conar, explicou a assessoria de imprensa do órgão. Também não foi fixado um prazo para a mudança.
 
Com duração de um minuto, divulgado na TV e na internet, o filme resgata a história da companhia e os desafios superados desde então, passando pelo pré-sal. Sobre uma imagem da bolsa de valores, o narrador afirma que, hoje, os desafios são outros. "Por isso estamos aprimorando a governança e a conformidade da gestão. Seja qual for o desafio, a nossa melhor resposta sempre será aquela palavra que nos acompanha desde o começo: superação. Essa é a Petrobrás. Ontem, hoje e sempre, superando desafios. Todos eles", diz o texto.
 
"Superação" é tema também de um blog da Petrobrás, que atrela a campanha ao anúncio da contratação de João Elek para a diretoria de Governança, Risco e Conformidade. A página traz ainda tuítes de notícias positivas, como os dez principais feitos no pré-sal e o recorde de produção de combustíveis.
 
O Conselho de Ética, responsável pelo julgamento, é composto por 150 integrantes. Os membros são indicados por agências de publicidade, veículos de comunicação, anunciantes e representantes de consumidores.

FONTE: Estadão



Brasil LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje