Ministro das Comunicações promete apoio para Gigasul e Rádio UESC - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Educação

Ministro das Comunicações promete apoio para Gigasul e Rádio UESC

31 de Março de 2015 | 11h 17
Ministro das Comunicações promete apoio para Gigasul e Rádio UESC
A reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, pediu apoio ao ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini

A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Adélia Pinheiro, solicitou do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini apoio do Governo Federal para o programa Gigasul e implantação da Rádio Educadora, da Universidade. A reitora participou da solenidade de inauguração do programa Cidades Digitais, realizada na ultima sexta-feira, em Itabuna.

O ministro informou que o Ministério está à disposição para avaliar e participar dos projetos da UESC. Durante o evento o professor Gesil Sampaio Amarante Segundo, coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC (NIT-UESC), do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC, fez uma palestra sobre o Projeto GigaSul apresentando problemas e possibilidades para a conectividade no interior da Bahia.

O Projeto Rede Sul-Baiana de Comunicação em alta velocidade para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Gigasul) tem o objetivo  a implantação de uma rede rápida para o tráfego de dados entre as instituições de ensino e pesquisa e prefeituras de Ilhéus e Itabuna, empresas do  Polo de Informática de Ilhéus como elemento relevante para o desenvolvimento científico-tecnológico do Sul da Bahia. Além da UESC, participam do Projeto a SECTI, SINEC, SENAI, UFSB, AMURC, CEPLAC, CEPEDI, IFBA, IFBaiano, Santa Casa de Itabuna, prefeituras de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca.

"Creio que as discussões que tivemos com representantes da SECTI e do MiniCom trouxeram perspectivas interessantes para o projeto. Na próxima reunião, prevista para o dia 6 de maio, na UESC, estaremos discutindo o modelo de governança e da entidade encarregada da gestão técnica da Rede," frisa o professor Gesil.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje