Comitiva do governo baiano conhece VLT de Londres - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Bahia

Comitiva do governo baiano conhece VLT de Londres

26 de Julho de 2016 | 18h 35

VLT será concentrado a princípio no Subúrbio de Salvador

Comitiva do  governo baiano conhece VLT de Londres
Missão baiana conhece o maior sistema de VLT britânico
No segundo dia de trabalho em Londres, uma comitiva do governo baiano, que tem o objetivo de captar parceiros para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador, visitou, nesta terça-feira (26), o Docklands Light Railway (DLR), maior sistema de veículos leves da Inglaterra. A comitiva também se reuniu com a diretoria da KPMG consultoria, que vai apoiar os estudos para implementação do VLT em Salvador.

Na última segunda-feira (25), o grupo, formado pelo superintendente de Promoção do Investimento do Estado, Paulo Guimarães, pela técnica em PPP, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Camila Silva, e pela assessora de Assuntos Internacionais, Fernanda Régis, participou de treinamento em Parceria Público Privada (PPP), na London School Of Econômics and Political Science.

“As visitas que fizemos hoje ao sistema de Veículos Leves sobre Trilhos aqui de Londres e a reunião com os representantes da KPMG demonstraram que investimentos em infraestrutura de transporte são vetores de desenvolvimento quando associados a planos de desenvolvimento urbano”, comentou Paulo Guimarães.

Ainda segundo o superintendente, “o apoio do governo britânico e de empresas privadas pode se constituir em um reforço importante para a viabilização do VLT, que será concentrado a princípio no Subúrbio de Salvador, podendo se estender a outras áreas da capital baiana. A PPP vem se consolidando como alternativa viável para assegurar investimentos governamentais em áreas estratégicas”.

Na quarta-feira (27), a missão apresenta a experiência baiana em PPP durante um workshop promovido pelo Prosperity Fund, formado com 0,08% do total de receitas do Reino Unido. A entidade oferece suporte a iniciativas do setor público em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento e selecionou o projeto baiano para concessão de apoio técnico. 

Organizada pela Embaixada Britânica no Brasil em parceria com a London School of Economics and Political Science (LSE Enterprise), a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP) e a Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs (RedePPP), a visita prossegue até sexta-feira (25). Pautada na troca de experiências práticas, a missão tem ainda a participação de líderes e gestores envolvidos na formulação e na implementação de projetos de PPP em outros estados e municípios brasileiros. 

As parcerias que resultaram na Missão Técnica ao Reino Unido foram articuladas pela RedePPP, que é coordenada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e reúne mais de 30 organizações brasileiras, entre estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento.

Parlamento britânico

A equipe baiana foi recepcionada no parlamento britânico pelo deputado Mark Prisk, enviado pelo primeiro ministro da Inglaterra para as relações comerciais com o Brasil. A recepção aconteceu no House of Commons , câmara dos comuns do parlamento. Mark Prisk virá ao Brasil em missão comercial no mês de dezembro e está convidado a visitar a Bahia, chefiando uma missão parlamentar com empresários britânicos para fomentar ainda mais os laços entre Bahia e reino unido.
 


Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje