Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 22 de novembro de 2019

Educação

Reitor da UFRB é anunciado como novo titular da Secadi do MEC

07 de abril de 2015 | 09h 32
Reitor da UFRB é anunciado como novo titular da Secadi do MEC
O reitor Paulo Gabriel disse que se sente à vontade para assumir o cargo

O atual reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Soledade Nacif, foi anunciado na tarde de hoje, 06, como novo titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). O convite foi feito pelo novo ministro Renato Janine Ribeiro, que tomou posse hoje pela manhã em solenidade com a presidenta Dilma Rousseff.

Paulo Gabriel participou do processo de articulação da proposta de criação da UFRB, primeira universidade federal do interior da Bahia. Em 03 de julho de 2006, assumiu a reitoria pro tempore da nova universidade. Em julho de 2007, foi empossado oficialmente como primeiro reitor para um mandato de 04 anos e, em maio de 2011, foi reeleito para novo mandato. É engenheiro agrônomo (Universidade Federal da Bahia, 1988) e concluiu o mestrado e o doutorado em Solos pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Foi professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde atuou como Gerente de Pesquisa e Pós-Graduação (1992/1993), e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), chegando a diretor da Escola de Agronomia. Tem experiência na área de Solos e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: classificação e manejo de solos, análise de paisagens e uso da terra, além de estudos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Políticas Afirmativas e Ciência e Tecnologia.

O reitor Paulo Gabriel falou sobre o anúncio: "sinto-me à vontade para assumir essa nova função pública na medida em que falta pouco tempo para o fim do meu terceiro mandato. É certo que esse ciclo de contribuições à UFRB, como um dos responsáveis pela sua criação e seu primeiro reitor, já se completou. A UFRB ficará em boas mãos com a assunção do vice-reitor que acompanha com muita determinação, lealdade e compromisso todo esse processo. Trabalhar para um País mais inclusivo por meio de uma educação libertadora é um desafio que me sinto feliz em assumir, principalmente estando sob a liderança do ministro Renato Janine e da presidenta Dilma Rousseff".

Com o afastamento do reitor da UFRB,  o vice-reitor Silvio Soglia assume temporariamente o exercício da reitoria, conforme previsto no Estatuto da UFRB. A consulta para a escolha do novo reitor e vice-reitor referente ao quadriênio 2015-2019 está prevista para os dias 28 e 29 de abril deste ano.

Secadi - A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), em articulação com os sistemas de ensino, implementa políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações etnicorraciais. O objetivo da Secadi é contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, voltado à valorização das diferenças e da diversidade, à promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, visando à efetivação de políticas públicas transversais e intersetoriais.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje