Santo Amaro em estado de emergência - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Bahia

Santo Amaro em estado de emergência

13 de Abril de 2015 | 09h 24

O Rio Subaé transbordou e deixou ruas e casas alagadas; é estimado o número de mil desabrigados

Santo Amaro em estado de emergência
A prefeitura decretou estado de emergência neste sábado

Cerca de 600 pessoas foram afetadas pela inundação do Rio Subaé, que tomou a cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano, após as chuvas do sábado (11), segundo a Defesa Civil da Bahia. Não há número oficial de desalojados e desabrigados, porém o órgão aponta que parte das famílias chegou a perder todos os utensílios domésticos, a exemplo de geladeiras e televisores, já que o volume de água alcançou dois metros de altura nas residências situadas à margem do rio.

Os bairros com casas mais comprometidas são Ideal, Caieira e Sacramento, mas também o Candolândia, esse localizado em parte alta da cidade que está com a encosta comprometida. "O nível de água [do rio] está normalizado. Hoje não choveu. Muitas famílias estão em casas de parentes. Felizmente, não houve vítimas", afirma o coordenador adjunto da Defesa Civil, Paulo Luz. "Como a chuva foi muito concentrada, o Rio Subaé, que sai de Feira [de Santana], juntou com o Rio Sergymirim, que é um afluente que desagua no centro de Santo Amaro. O Subaé represou o Sergymirim e o mar represou o Subaé", explicou. 

Na manhã deste domingo (12), estão no local também órgãos como a Vigilância Sanitária da Bahia e o Corpo de Bombeiros. As famílias recebem cesta básica, colchões, cobertores, além de kit de medicamento e vacinação.

Em um post publicado em uma rede social, o prefeito Ricardo Machado informou que a equipe da Central Estadual de Regulação do Estado está na cidade com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. "Ressalto que em vários pontos da cidade já estão realizando as ações de limpeza junto com a equipe da MRC e os caminhões de Hidrojateamento que vieram do Estado", diz.

"Todos em alerta", aponta o prefeito. Além disso, na postagem, o prefeito informa que assistentes sociais separam roupas que vão ser doadas às famílias. "Quem quiser e puder ajudar com doações pode procurar a Ordem Pública, localizada na Praça da Purificação, sem número, ao lado da Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Purificação", afirma. "Aproveito e faço um apelo à população. Vamos todos unir esforços e colaborar com a limpeza, pois mesmo a prefeitura realizando as ações de limpeza de boeiros e retirada de lixo é importante destacar que os lixos e entulhos jogados na rua prejudicam o escoamento da água", aponta o político.

Desastre
De acordo com informações da Defesa Civil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que não há risco de outra tempestade neste domingo (12). A cidade, que é conhecida por abrigar construções históricas como antigos casarões, igrejas, ruínas de antigos engenhos, é a terra natal de Caetano Veloso e Maria Bethânia, além de ser o município onde está enterrada a matriarca da família Veloso, Dona Canô.

A prefeitura informa, através da assessoria, que uma ponte cedeu e uma árvore secular caiu por causa da enchente. Por conta do grande volume de água, casas foram invadidas pela enxurrada e até a delegacia da cidade foi tomada pela água, segundo informa o coordenador regional da Polícia Civil da cidade, Joaquim de Souza.

"A chuva estava bastante forte e atingiu toda a cidade, só por volta das 10h que ficou mais fraca, mais ainda assim continua chovendo. O rio transbordou e a água já está escoando. Até a delegacia foi invadida. Toda vez que chove forte aqui é assim", relatou Souza, no sábado.

Técnicos da Defesa Civil de Santo Amaroinformaram que equipes da prefeitura estão tirando as famílias das áreas de risco. Os mais atingidos estão sendo levados para a Santa Casa de Misericórdia e encaminhadas ao serviço de ação social. 

 

FONTE: G1BA



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje