Turquia e Rússia fazem acordo para cessar-fogo na Síria - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Mundo

Turquia e Rússia fazem acordo para cessar-fogo na Síria

28 de Dezembro de 2016 | 07h 12
Turquia e Rússia fazem acordo para cessar-fogo na Síria
Foto: Arquivo Nacional de Aleppo/ BBC
A Turquia e a Rússia fizeram um acordo de cessar-fogo por toda a Síria que deverá entrar em vigor à meia-noite, segundo afirmou a agência turca Anadolu nesta quarta-feira (28).
 
O plano visa estender o cessar-fogo, já instaurado em Aleppo, por todo o país, mas exclui os "grupos terroristas", disse a agência.
 
Se for bem sucedido, servirá como base para as negociações políticas entre o regime sírio e a oposição que Moscou e Ancara querem organizar em Astana, capital do Cazaquistão.
 
A agência não informa onde e como o plano foi negociado, mas nas últimas semanas aconteceram reuniões entre Turquia, Rússia e representantes da oposição síria em Ancara.
 
Desde o início da guerra na Síria, Rússia e Turquia manifestavam posições contrárias. Enquanto Moscou apoiava de modo veemente o regime de Bashar al-Assad, Ancara respaldava a oposição e pedia a saída do poder do presidente sírio.
 
Mas nos últimos meses, depois de superar a crise provocada pela derrubada de um caça russo pela Turquia na fronteira sírio-turca, os dois países iniciaram uma cooperação estreita na Síria.
 
A Turquia permaneceu em silêncio durante a ofensiva das tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, contra o reduto rebelde no leste de Aleppo, que permitiu ao regime conquistar a totalidade da segunda maior cidade do país.


Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje