Atuação da Rondesp será repensada após caso Geovane - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Segurança

Atuação da Rondesp será repensada após caso Geovane

24 de Abril de 2015 | 09h 38

Atuação da Rondesp será repensada após caso Geovane
Geovane foi morto em agosto de 2014, depois de desaparecer durante uma abordagem de policiais da Rondesp na Calçada

O secretário da Segurança Pública, Mauricio Barbosa, nem esperou o repórter concluir a  pergunta. Sem se esquivar da indagação sobre a denúncia de que Geovane Mascarenhas de Santana havia sido morto dentro do quartel da Rondesp, no Lobato, admitiu a necessidade de mudanças na forma de atuação da companhia especializada.

“A nossa ideia é usar este caso Geovane para que sejam feitos aperfeiçoamentos para que a Rondesp continue existindo, sem que casos como esse continuem a existir”, afirmou Barbosa, ao lado do governador, Rui Costa, e do comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, durante as comemorações ao aniversário de 190 anos da Polícia Militar, na quarta-feira.

Geovane foi morto no dia 2 de agosto do ano passado, depois de desaparecer durante uma abordagem de policiais da Rondesp na Calçada. O caso só foi investigado após o CORREIO denunciar, com exclusividade, seu desaparecimento.

Na semana passada, o Ministério Público denunciou 11 PMs da Rondesp pelo assassinato do jovem, bem como por sequestro e roubo. Seis deles ainda foram denunciados também por ocultação de cadáver.

O inquérito policial apontou também tortura e formação de quadrilha — mas estes dois crimes não foram incluídos na ação apresentada pela promotora Isabel Adelaide. A ação aponta a sede da Rondesp, no Lobato, como local do crime.

Maurício Barbosa reconheceu que a companhia precisa ser repensada. “É claro que temos que repensar a Rondesp. O procedimento policial como um todo ele tem que, de tempos em tempos, ser repensado”, afirmou Barbosa. 

“O caso Geovane é uma situação extremamente relevante do ponto de vista correcional e criminal. Ele acentua a necessidade de que a tropa, que é submetida a uma situação de estresse todos os dias, tenha condições de se capacitar e tenha outras matérias incluídas nessa capacitação para que ela seja uma tropa que erre menos”, disse Barbosa, sugerindo uma maior utilização de armas não letais pela especializada.

Segundo o secretário, as ações da Rondesp, incluindo os fatos negativos, aparecem mais do que em outros grupos porque “a Rondesp está na linha de frente”.



Segurança LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje