Enquanto o novo hospital não sai temos ‘que nos contentar’ com a UPA, diz Zé Neto - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Política

Enquanto o novo hospital não sai temos ‘que nos contentar’ com a UPA, diz Zé Neto

Roberta Costa - 06 de Março de 2017 | 14h 44
Enquanto o novo hospital não sai temos ‘que nos contentar’ com a UPA, diz Zé Neto
Foto: Roberta Costa | Deputado estadual Zé Neto (PT)
O deputado estadual Zé Neto (PT), em entrevista ao Tribuna Feirense, fez uma avaliação dos investimentos do Governo do Estado, em Feira de Santana.
 
Segundo ele, as principais melhorias para a cidade, foram no setor de segurança pública, saneamento básico e saúde. No entanto, ele reconhece que ainda há muito a ser feito pela cidade. Sobre a promessa de campanha do Governador Rui Costa, a construção do Hospital Regional de Feira de Santana – que consta no programa de governo e foi reforçada em debate na TV Bahia, em setembro de 2014 – o deputado afirma que o projeto executivo já foi realizado.
 
“Temos o espaço que é ao lado do Hospital Especializado Lopes Rodrigues, com frente para a BR 324. Os recursos são do Sistema Único de Saúde (SUS), com um empréstimo junto ao Banco Mundial. Tudo isso é realizado com aval do Governo Federal, mas estão todos suspensos. Então não há previsão. Se conseguirmos esse empréstimo a obra sai”.
 
O deputado acrescentou que, enquanto o empréstimo não sai “temos que nos contentar com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”. A UPA realiza, em media,  400 atendimentos por dia. 
 
HGCA – A emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), será reformada. Um investimento de R$ 5 milhões. 
 
“A obstetrícia de alto risco do Clériston vai pro HEC (Hospital Estadual da Criança), o que vai aumentar o número de leitos na unidade. No HEC serão 53 novos leitos. Com a reforma do Clériston, os novos leitos do HEC e a UPA, haverá uma melhoria no sistema”.
 
Ele afirma que os recursos para a reforma do HGCA serão liberados até abril.
 
Segurança pública – “Hoje temos 4 companhias funcionando plenamente, renovamos em torno de 4 carros, recebemos 4 carros para a Ronda Escolar, ultrapassando a marca dos 70 veículos da Polícia Militar na cidade. Tivemos também investimentos no Corpo de Bombeiros, chegamos aqui eram 3 veículos, hoje são 16. Temos muito o que fazer, mas continuamos trabalhando”.
 
Saneamento básico – “Estamos terminando as bacias do Jacuípe e Subaé. É um trabalho denso, que muitas vezes as pessoas não entendem a grandiosidade. Vamos chegar a 82% de cobertura de esgoto na cidade. Vai ficar faltando a Bacia do Pojuca. Agora há pouco terminamos os investimentos no reservamento de água na região norte, também saneamento de água próximo a avenida Nóide Cerqueira, que vai beneficiar milhares de famílias”.
 
A licitação para a construção da nova adutora da Embasa, que vai dobrar a capacidade de 1.500 para 3.000 litros por segundo, também deve sair esse semestre, de acordo com o deputado.
 
“É um investimento em torno de 400 milhões de reais”.
 
Viaduto da BR 324 – “Tivemos um atraso técnico. O projeto não era adequado para o tipo de solo e precisamos fazer uma reestruturação. Esse semestre ainda entregaremos aquele projeto. A construção da Nóide eterniza o nosso trabalho em Feira de Santana, muitos achavam que era desperdício um investimento naquele local, pois não dava voto, mas eu penso o futuro da cidade e aquela obra é importante para todo o povo de Feira”.
 
Lagoa Grande – De acordo com o deputado, a obra da Lagoa consumiu praticamente todos os recursos designados.
 
“Encontramos muitas pedras na região, o que aumentou as despesas dos projetos. A gente ia entregar em abril, o que não será possível, mas acredito que com esforço e sorte também a gente consiga entregar a Lagoa pronta até o meio do ano”.
 
Zé Neto também aproveitou para fazer uma crítica ao Governo Municipal.
 
“Estamos com a estrutura da lagoa quase 90% pronta. A prefeitura não recebeu a obra. Só vai receber após estar totalmente finalizada. Com isso, a empresa teve que fazer cobertura de limpeza e grama, o que aumentou os custos”.


Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje