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Economia

Oi investiu R$ 49 milhões na Bahia no primeiro trimestre

08 de Maio de 2015 | 10h 23
Oi investiu R$ 49 milhões na Bahia no primeiro trimestre

 A Oi investiu cerca de R$ 49 milhões na Bahia no primeiro trimestre de 2015. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões.

 

A companhia tem investido na expansão de sua rede na Bahia. Entre janeiro e março, foram instaladas mais de 4,7 mil portas de acesso à internet banda larga no estado. Neste período, também foram implantados nove novos sites de telefonia móvel 2G e 3G. Os sites são os locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do telefone celular.

 

Ainda entre os principais investimentos no estado do período, a Oi ampliou a cobertura do 3G na Bahia para dois novos municípios: Ipiaú e Itamaraju, ambos no Sul da Bahia. Já no Recôncavo Baiano, foi finalizado em fevereiro o projeto Anel do Recôncavo, que amplia a capacidade de transmissão de voz e dados nas cidades que compõem a região, além de Salvador, Feira de Santana e alguns municípios de suas regiões metropolitanas. O projeto possibilita a melhoria nos serviços já oferecidos pela Oi na localidade, além da disponibilidade de novos serviços.

 

Também neste trimestre, a Oi começou a implantar uma nova arquitetura para sua rede de comunicação de dados em banda larga, que vai permitir a clientes da banda larga fixa e móvel da Oi realizar downloads de forma mais rápida, assistir a canais de vídeos em alta definição com maior qualidade e realizar chamadas de vídeo e voz. A inovação que está sendo adotada permite a utilização mais eficiente da totalidade de banda disponível em momentos de maior consumo, evitando assim congestionamento e lentidão na rede.

 

A implantação da nova arquitetura é nacional e começou por cidades escolhidas como prioritárias, mas o projeto em sua totalidade prevê o atendimento em 167 municípios até 2016, beneficiando cerca de 6 milhões de assinantes banda larga e mais de 9 mil clientes corporativos da Oi. A Bahia incluída.

 

Este projeto repete a parceria com a Alcatel-Lucent, que possibilitou, em fevereiro, o início da implantação de uma tecnologia inovadora que vai ampliar em até 57 vezes a capacidade de transmissão de dados do backbone da Oi (backbone é a espinha dorsal de uma rede de telecomunicações). O projeto se baseia no uso de equipamentos OTN (Optical Transport Network) em circuitos de 100GB que cobrem uma extensão de 30 mil quilômetros de rede e atendem 12 capitais, incluindo Salvador.

 

Como resultado dos investimentos, aOi obteve um crescimento no número de clientes do segmento pós-pago de 11%, ante o mesmo período do ano passado, totalizando 521.943 na Bahia. No segmento pré-pago, o crescimento foi de 2%, de 3,63 milhões no primeiro trimestre do ano passado para 3,71 milhões no primeiro trimestre deste ano. O maior crescimento percentual da companhia, na comparação ano a ano, foi no segmento de Oi TV, onde o número foi 38% superior a 2014. A companhia fechou o primeiro trimestre na Bahia com 55,4 mil clientes neste serviço. 



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