Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 20 de setembro de 2018

Cultura

Escritor feirense lança livro sobre folclore brasileiro na Feira do Livro

27 de setembro de 2017 | 14h 10
Escritor feirense lança livro sobre folclore brasileiro na Feira do Livro
Foto: Roberta Costa
A cultura popular brasileira está presente nas histórias e no dia-a-dia de milhões de pessoas. Pensando nisto, o jovem baiano Alan de Sá, de 22 anos, escreveu um livro com as lendas de nosso folclore que marcaram sua infância.
 
A obra, que se chama Marani, conta a história de um índio, filho do Boto-cor-de-Rosa, que deixa sua aldeia para procurar o irmão sequestrado pela sereia Iara. Um livro que traz não só uma nova forma de abordar os mitos conhecidos do nosso folclore, como também uma nova visão sobre cada um deles, onde personagens como Curupira e Caipora eram pessoas antes de se tornarem seres protetores da floresta. 
 
Um Saci velho e manipulador e uma Iara má são alguns exemplos. Além disto, a obra conta com personagens reais da nossa história, como o Padre Antônio Vieira (1608-1697) e o famoso bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera. O livro, que se passa no período colonial brasileiro, ainda traz debates sobre a escravidão indígena e negra, a ação dos bandeirantes no interior do Brasil, o convívio e a catequese dos nativos brasileiros por parte dos jesuítas. 
 
“Marani é um livro sobre meu eu em partes e sobre as histórias que me fizeram querer me apresentar desta maneira em meu primeiro livro”, conta o autor Alan de Sá no posfácio de seu romance de estreia. “Ao longo das páginas encontramos personagens indígenas, portugueses, africanos, numa mistura bem temperada de ficção com realidade. A história de dois irmãos, diferente somente em temperamentos. Separados pela vida, unidos pelo coração”, diz Jorge Allan Vivas, jornalista e coordenador de esportes da Rede Bahia de Televisão, que assina o prefácio da obra. 
 
O livro é editado pela editora carioca Multifoco, e terá seu lançamento na Feira do Livro da UEFS, no dia 28 de setembro, e já se encontra em pré-venda no site da editora. Uma ótima pedida para aqueles que buscam obras literárias baseadas em nossa cultura e maneiras de ver o mundo. 


Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje