Após sete dias, incêndio em mata da Chapada Diamantina é controlado - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Bahia

Após sete dias, incêndio em mata da Chapada Diamantina é controlado

18 de Outubro de 2017 | 07h 56
Após sete dias, incêndio em mata da Chapada Diamantina é controlado
Foto: Reprodução
O incêndio na serra de Santa Maria, em Ibiajara, distrito de Rio do Pires, na região da Chapada Diamantina, foi controlado nesta terça-feira (17), segundo informações do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que deu suporte no combate as chamas, e do Corpo de Bombeiros Militares. O incêndio vinha atingindo o local desde a última quarta-feira (11). Conforme os bombeiros, há apenas um foco ativo, de pequena proporção, que será combatido na quarta-feira (18).
 
As equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia informou ainda que está monitorando as áreas afetadas com apoio de brigadistas da região. O fogo ameaçou uma nascente importante para a comunidade no município de Rio do Pires.
 
Já o Graer informou que a aeronave do grupamento permitiu a intensificação das ações de combate por meio do transporte de bombeiros e brigadistas, suprimentos e lançamento de água nos focos de calor. Foram realizados também voos de monitoramento, através dos quais foram identificados mais focos de calor.
 
Desde quinta-feira (12) que homens da brigada "Anjos da Chapada" e populares atuavam no combate às chamas. Equipes se revezaram de dia e à noite para debelar o incêndio. Cerca de 50 voluntários se juntaram aos 26 brigadistas do "Anjos da Chapada" no combate ao fogo.
 
Os bombeiros foram acionados na sexta-feira (13) e iniciaram o trabalho no sábado (14). Na segunda-feira (16), equipes foram deslocadas para o terreno às 5h. O local apresentava dificuldade no acesso por conta da distância de estradas, o que exigiu uma longa caminhada até o terreno, e também por conta da topografia.
 
A aeronave do Graer foi enviada na segunda-feira, mesmo dia em que o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, esteve no local.

FONTE: G1



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje