Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 21 de novembro de 2019

Glauco Wanderley

Trator não vai mais precisar empurrar avião no aeroporto João Durval

15 de maio de 2015 | 09h 32

Estado fez acordo com concessionária para adequar logo a pista

Trator não vai mais precisar empurrar avião no aeroporto João Durval

LEIA TAMBÉM: Voo para Campinas é cancelado e ligação volta a ser Feira-BH

Em breve deve deixar de ocorrer uma cena estranha, que se vê diariamente no aeroporto de Feira de Santana, quando o avião que desceu é auxiliado por um trator para manobrar e posicionar-se para alçar voo  novamente.

Isto ocorre porque a cabeceira da pista é estreita. Se tentar fazer a curva de frente, já que o avião não dá ré, o piloto corre o risco de jogar as rodas na grama.

Hoje, para evitar isto, após o desembarque em Feira, mas já com os passageiros que vão para Campinas dentro da aeronave, um trator puxa o avião, vira à esquerda, empurra para trás, e puxa para a frente de novo, até fazer nova curva e completar a manobra necessária para o avião ficar de frente para a pista, na posição de decolagem.

Este não é, claro, um procedimento usual nem desejável. Por isto, o governo do estado quer que os concessionários (UTC e Sinart) façam logo a necessária ampliação para acabar com o inconveniente. Estranhamente, foi previsto no contrato de concessão que isto seria feito somente após alguns anos, mas as partes se entenderam em reunião realizada no final de abril. Após alguns trâmites burocráticos, a obra será iniciada.

No vídeo feito com celular pela repórter Juliana Vital, você pode observar o procedimento (ocorrem alguns cortes devido ao limite de tempo do celular para gravação de cada vídeo. A imagem foi acelerada).



Glauco Wanderley LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje