Jornada Pedagógica começa nesta segunda-feira - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Educação

Jornada Pedagógica começa nesta segunda-feira

30 de Janeiro de 2015 | 10h 11
Jornada Pedagógica começa nesta segunda-feira
A função social da escola e a formação e atuação profissional dos professores na educação básica é o tema da conferência de abertura da Jornada Pedagógica que reunirá aproximadamente 3.500 profissionais que atuam nas escolas municipais, entre professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos. O evento vai ser aberto nesta segunda-feira, 2, no Olimpo Eventos, e segue até o dia 4.
 
Este ano, pela primeira vez, além de toda a equipe pedagógica, também vão participar do evento funcionários que atuam nas escolas nos setores administrativo e de apoio. A conferência de abertura será proferida pela professora doutora Nádia Fialho, da Universidade do Estado da Bahia.
 
A Jornada Pedagógica é promovida pela Secretaria Municipal de Educação; este ano, o tema central do evento é “Formação de professores em debate: desafios, limites e possibilidades” que será enfocado pela professora doutora Selma Garrido Pimenta, da Universidade de São Paulo, na terça-feira, 3, a partir das 9:00.
 
Ainda no dia 3, a partir das 14h30min., a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, vai apresentar o Núcleo de Tecnologia Aplicada à Educação da Seduc, recentemente criado para fomentar a formação complementar à distância. Ainda neste dia, às 15 horas, os professores vão assistir à palestra sobre “Educação e tecnologias: desafios na formação profissional”, que será proferida pela professora doutora Lynn Alves, da Universidade do Estado da Bahia.
 
Cerca de 1.500 funcionários que atuam nas escolas da rede municipal participam da jornada na manhã do dia 4. Eles vão assistir à palestra “A função social da escola – qual o meu papel nesse contexto?”, que será apresentada pela professora especialista Cássia Braz, diretora pedagógica da Escola João Paulo I.
 
“É um momento significativo porque trazemos para formação e orientações gerais todos os funcionários que atuam no setor administrativo das escolas, num evento amplo, com toda organização que eles merecem", destaca a professora Jozelia Araújo, chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas da Secretaria de Educação.
 
Nos dias 4, 5 e 6, a programação da Jornada Pedagógica para os professores segue nas escolas municipais, sendo organizada pelos gestores de cada unidade de ensino. Geralmente, eles atuam no planejamento das atividades para o novo ano letivo.
 
“Temos grandes expectativas para este evento, esperamos que todas essas discussões e a conscientização para os profissionais da educação se tornem efetivas no contexto escolar, e que isto implique na valorização da aprendizagem dos nossos estudantes, que é nosso principal foco", observa a secretária Jayana Ribeiro.


Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje