Levar material para troca pode reduzir valor de compra na Feira do Livro, que já começou - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Educação

Levar material para troca pode reduzir valor de compra na Feira do Livro, que já começou

05 de Janeiro de 2018 | 06h 25
Levar material para troca pode reduzir valor de compra na Feira do Livro, que já começou
Foto: Divulgação / Secom
A Feira do Livro, que já abriu a sua temporada anual, no estacionamento em frente ao prédio da Prefeitura de Feira de Santana, não é apenas um local de venda de publicações didáticas. Ali acontece também a troca de exemplares.
 
As bancas montadas no local aceitam dos clientes seus livros usados, para descontar do preço do material adquirido, reduzindo o desembolso. A feira, que acontece há 11 anos, termina dia 3 de março.
 
Joel Conceição (foto), antigo cliente do espaço, levou alguns exemplares numa sacola de plástico. Ele queria vende-los ou fazer “moeda de troca”, para reduzir a despesa na compra de outros livros para a filha. “Afinal, a aqui não é apenas local de venda. É ponto de compra e troca, também. Sempre venho aqui e faço bons negócios. Qualquer economia que se faça é importante”, diz ele.
 
Após pesquisa no comércio, chegou a conclusão que se fosse comprar os livros que constam na lista da escola para este ano em uma livraria investiria R$ 1,8 mil. Entretanto, na Feira do Livro Usado, espera gastar menos da metade.
 
Os pais devem ficar de olho no ano da edição pedida pela escola, caso contrário a boa compra termina em prejuízo e dor de cabeça. “Ficar atento às informações da lista é fundamental para que a compra seja bem feita”, indica Cristiane da Silva Costa (foto), mais uma mãe de estudante que também observa os livros expostos nas bancas e espera mais uma vez economizar na compra para os dois filhos. O estado físico do livro também conta, diz ela.
 
O coordenador da Feira, Glauber Lira (na foto, atendendo a uma cliente), diz que neste ano as editoras reajustaram os preços dos livros didáticos entre 8% e 13% - índices bem acima da inflação do ano passado. “Vimos listas que vão a até R$ 3 mil, nas livrarias”. Segundo ele, não há intenção de concorrer com o comércio formal.
 
“Mas aqui é opção para pais e responsáveis economizar nestas compras anuais”, afirma o coordenador. Ele disse que nos últimos anos nota o aumento de pessoas com listas de escolas tradicionais da cidade, que não se via anteriormente. Ao todo são 23 membros da Associação dos Vendedores de Livros Usados de Feira de Santana.
 
Mercês Monteiro, que monta sua banca desde a primeira edição, disse que começou como compradora e se tornou vendedora. “Aqui é um local onde as pessoas podem economizar porque encontram livros para todas as séries. Os pais abraçaram esta ideia”.

FONTE: Secom



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje