A Guerra Fria está de volta e isso não torna o mundo melhor, nem mais seguro - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

César Oliveira

A Guerra Fria está de volta e isso não torna o mundo melhor, nem mais seguro

Cesar Oliveira - 17 de Março de 2018 | 16h 37
A Guerra Fria está de volta e isso não torna o mundo melhor, nem mais seguro
Brilhantemente, antes de qualquer outro, Churchill, o lendário líder inglês, entendeu os Russos e o que eles fariam, após a Segunda Guerra, e cunhou a frase famosa, em um discurso: "De Estetino, no (mar) Báltico, até Trieste, no (mar) Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente". O termo Cortina de Ferro retratou a Guerra Fria que viria a seguir e durou até cair o Muro de Berlim e a Perestroika russa.
 
Agora, Putin, na Rússia, será reeleito, anunciando mísseis capazes de atingir os EUA, e para os quais não haveria defesa, e sob a acusação de matar opositores na Inglaterra, com envenenamento, que retaliou expulsando diplomatas, ao qual a Rússia respondeu da mesma forma. Do mesmo modo, ficou claro, que tentou interferir nas eleições dos Estados Unidos. 
 
Ao mesmo tempo, o presidente da China, mudou a lei que limitava o tempo de mandato e parou de fingir que era uma democracia, assumindo que é o que sempre foi: um Império, e  tão forte economicamente que não precisa mais bancar o bom moço, guardião das liberdades e da limitação da reeleição para fazer comércio com o mundo, que mostra-se quase totalmente dependente dela. 
 
Os dois grandes estão mostrando suas garras. A China, sabendo que, inevitalvelmente será a maior potência do mundo e a Rússia, ressurgida, querendo recuperar seus tempos da granda União Soviética. Ambos, sob líderes, que não parecem medir limites para seus objetivos.
 
Acho que é hora do Ocidente começar a se planejar e olhar o papel de líder dos EUA-já que a Europa está corroída- porque o jogo pesado está de volta. Não há mais o soft power de Moscou, nem de Pequim, nem eles costumam ter apreço a liberdade. O expansionismo virá, inevitavelmente. 
 
As consequências desses movimentos, não sugerem um planeta mais seguro. Um nova cortina de ferro está caindo sobre o mundo, a guerra fria está de volta. E Churchill não vai reencarnar...


César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje