Projeto incentiva leitura entre crianças ainda não alfabetizadas - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Educação

Projeto incentiva leitura entre crianças ainda não alfabetizadas

20 de Maio de 2015 | 16h 16
Projeto incentiva leitura entre crianças ainda não alfabetizadas
Grandes painéis com fotos em preto e branco exibem crianças e jovens de olhos vendados e adesivos na boca-Fotos-Washington Nery
Não é preciso saber ler para que as crianças alimentem a imaginação com histórias. Com o intuito de incentivar a leitura e a escrita entre as crianças de três a cinco anos que ainda não passaram pelo processo de alfabetização, a Pré-Escola Municipal Judite Alencar Marinho, situada no Campo Limpo, lançou na terça-feira, 19, o Projeto Fantástico Mundo da Leitura. A ação visa também arrecadar livros para ampliar o acervo da escola e futuramente emprestá-los à comunidade.
 
“Aprenderei a ler logo, vou saber como juntar as letras e não esquecerei mais”, garante Jair David de Almeida Oliveira, de apenas cinco anos. Jair conta que quando puder ler sozinho, conhecerá novas histórias, graças ao incentivo do projeto. “Os professores usam fantoches e a lousa digital para nos contar histórias, é bem legal. A minha preferida é o Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
 
A iniciativa conta com a colaboração de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. “Percebemos um avanço no interesse das crianças pela leitura, elas passaram a procurar mais e a ter curiosidade”, explica a bolsista Carine Costa Pinto Souza, que participa do projeto desde 2014.
 
Diversas atividades estão previstas para a arrecadação de livros no decorrer do projeto, como a participação de cantores da região, contadores de história e uma quermesse. Os livros podem ser doados também na UEFS. “Pretendemos realizar ações em parceria com outras escolas e também enviar livros para serem trabalhados na casa dos alunos”, relata a diretora da escola, Luciene Azevedo Dias.

FONTE: Secom



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje