Uefs Editora lança oito publicações nesta quinta-feira - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Educação

Uefs Editora lança oito publicações nesta quinta-feira

21 de Maio de 2015 | 15h 39
Uefs Editora lança oito publicações nesta quinta-feira

Oito novos títulos de diversas áreas do conhecimento serão lançados às 16h desta quinta-feira (21), pela Uefs Editora, no hall do prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no centro norte da Bahia. As obras focalizam a etnografia do candomblé, a história do protestantismo brasileiro, as artes sacras católicas, a antropoentomofagia, a ecologia humana, a herpetologia, a historiografia da cultura, da sociedade e da política, além da competitividade territorial no polo de desenvolvimento de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, no norte da Bahia.

Em ‘Candomblé: a cidade das mulheres e dos homens’, o autor Julio Braga mostra porque, no universo das religiões afrobaianas, a presença masculina, como a do babalaô Martiniano Eliseu do Bomfim, é tão relevante quanto a feminina, a exemplo das ialorixás Mãe Aninha e Mãe Menininha do Gantois. O ponto de partida da obra é o estudo ‘A cidade das mulheres’, da etnóloga norte-americana Ruth Landes, publicado em 1947.

‘Fiel é a Palavra: leituras históricas dos evangélicos protestantes no Brasil’, organizado por Elizete da Silva, Lyndon de Araújo Santos e Vasni Almeida, está na segunda edição e recupera a memória de anglicanos, luteranos, presbiterianos, congregacionais, batistas e metodistas no país, do século XIX até a atualidade.

Em ‘Imagens de roca: uma coleção singular da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira’, Selma Soares de Oliveira estuda a importância das imagens sacras, que se destinam a procissões e são vestidas com trajes de tecido. Na pesquisa nos acervos católicos da Bahia, a autora encontrou nessa igreja histórica de Cachoeira, no Recôncavo, a coleção de peças que mais lhe chamou a atenção.

A segunda edição da obra ‘Antropoentomofagia: insetos na alimentação humana’, de Eraldo Medeiros Costa Neto, reúne textos de diversos pesquisadores. Os trabalhos ressaltam o fato de que os insetos são o grupo mais rico e diverso do reino animal, porém ainda pouco estudado do ponto de vista da etnoecologia e da cozinha entomofágica.

‘Os anfíbios e répteis da Reserva Madeira, Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil’, organizado por Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Eliana Maria de Souza Nogueira e Eraldo Medeiros Costa Neto, reúne trabalhos de pesquisadores de várias universidades nordestinas. O livro se destina a herpetólogos e ao público interessado em conhecer mais sobre a fauna de anfíbios e répteis dos remanescentes de Mata Atlântica brasileira.

Pesquisas

‘Ecologia Humana: uma visão global’, organizado por Ronaldo Gomes Alvim, Ajibola Isau Badiru e Juracy Marques, é uma coletânea de artigos sobre o surgimento e a abrangência dessa nova ciência, a qual, como área de formação e pesquisa em sua perspectiva pluridisciplinar, estuda as complexas relações entre o ser humano e seu entorno.

‘Cultura, sociedade e política: ideias, métodos e fontes na investigação histórica’, organizado por Elizete da Silva e Erivaldo Fagundes Neves, é uma antologia de ensaios que abordam a produção contemporânea em ciências humanas do ponto de vista historiográfico. Os trabalhos tematizam história e política, história e literatura, história e religião e metodologias da pesquisa em história agrária e história regional.

‘Competividade territorial e federalismo na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) Petrolina-Juazeiro’, de Reinaldo Santos Andrade, é um estudo analítico e interpretativo do espaço geográfico, no sentido de território usado, e sua relação com o capitalismo global contemporâneo, o ordenamento territorial-regional, os diferentes federalismos, a dinâmica do polo de desenvolvimento em Petrolina e Juazeiro e o problema das desigualdades socioeconômicas e territoriais.

FONTE: Secom.Ba



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje