Aberto prazo para complementar inscrição no Fies - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Educação

Aberto prazo para complementar inscrição no Fies

06 de Agosto de 2018 | 15h 48
Aberto prazo para complementar inscrição no Fies
Foto: Reprodução
Os alunos pré-selecionados em processos seletivos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que tiveram inscrições postergadas para o segundo semestre de 2018 devem complementar o processo a partir desta segunda-feira (6). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cerca de 12 mil candidatos se encontram nessa condição. O prazo será encerrado na próxima sexta-feira (10).
 
Para realizar a complementação, o estudante precisa acessar a página do Fies na internet e fornecer os dados complementares, a exemplo da porcentagem a ser financiada e das informações da agência bancária para recebimento do benefício. Segundo o MEC, a contratação do financiamento só pode ocorrer após a complementação e aprovação dos dados pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a qual o candidato foi pré-selecionado.
 
O Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Pode concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.
 
A modalidade juro zero é destinada aos candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. A outra modalidade, denominada P-Fies, destina-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. O atendimento desta parcela de candidatos é realizado com recursos dos Fundos Constitucionais e dos Agentes Operadores de Crédito.
 
O Ministério da Educação informa ainda que podem ser financiados cursos de Graduação com conceito maior ou igual a 3,0 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ofertados pelas instituições participantes do Fies. Também podem participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC.


Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje