A educação municipal está devendo resultados - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

César Oliveira

A educação municipal está devendo resultados

César Oliveira - 13 de Fevereiro de 2019 | 18h 48
A educação municipal  está devendo resultados

O desastrado ínicio do ano letivo, em Feira, expôs as fragilidades e as dificuldades do sistema educacional do munícipio, um preço que será cobrado a Secretaria Jayana Ribeiro e ao ex-prefeito José Ronaldo. Pesa, sobre a Secretaria, a longevidade. Raros governantes, incluindo secretários, tem a oportunidade de permanecer tanto tempo em um cargo. Esta longevidade favorece a implantação de um modelo pedagógico - fator mais fundamental no salto educacional-, o que nem sempre é possível em curtos períodos nos quais o maior trabalho consiste em criar suportes estruturais e resolver as demandas cotidianas da gestão. A longevidade exige um projeto, um modelo, e deve ser julgado por isso, e não pelos atos administrativos de rotina. 

A verdade- e o Tribuna Feirense fez diversas matérias sobre o tema-, é que o IDEB de Feira avançou menos do que deveria avançar diante de uma administração que ocupa o poder de forma tão longeva. Não conseguimos bater as metas estabelecidas pelo governo,  para o conjunto da educação, embora pontuais escolas tenham um melhor desempenho. E, se não batemos a meta é porque falhamos, é porque as estratégias adotadas estiveram equivocadas, ou aquém do necessário. E essa conta precisa ser repartida por administradores, professores, Conselho de Educação, e Sociedade, como agente regulador.

Reconheça-se que o governo municipal e a Secretária inauguraram, nesse último mandato de Ronaldo, uma série de escolas, mas como já dissemos, o avanço da educação tem a estrutura como condicionante, mas não como o fator primordial,e , para evitar um erro de entendimento, reafirmo que não estou dizendo que não seja importante. 

O que fica claro, no entanto, pelos resultados do IDEB, e pelo desastrado ínicio de ano é que a  Secretaria de Educação já cumpriu seu papel. Caso Colbert queira apresentar algo de relevante nesse setor terá de produzir ações muito mais determinante e com outro modelo, pois, insistir no mesmo, não produzirá resultados diferentes. E nossos estudantes precisam de mais do que esse começo de ano letivo.



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje