Tempestade tropical: Defesa Civil faz alerta à população e aulas são suspensas em cidades do sul da BA - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Bahia

Tempestade tropical: Defesa Civil faz alerta à população e aulas são suspensas em cidades do sul da BA

25 de Março de 2019 | 15h 03
Tempestade tropical: Defesa Civil faz alerta à população e aulas são suspensas em cidades do sul da BA
Foto: Reprodução
Cidades do sul da Bahia como Mucuri e Nova Viçosa precisaram adotar medidas preventivas por conta da tempestade tropical que se aproxima da região e da costa do estado do Espírito Santo. A previsão é de que os efeitos da tempestade sejam sentidos pela população até terça-feira (26).
 
Segundo informou o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Sérgio Luz, nesta segunda-feira (25), a tempestade perdeu força e já se afasta das cidades do sul da Bahia.
 
"A boa notícia é que a tempestade se encontra na direção do município de Conceição da Barra [cidade no Espírito Santo], a cerca de 200 km da cidade de Mucuri. A previsão é que ela se dissipe amanhã. Hoje ainda é o dia mais intenso dela. O risco são as ondas que podem chegar a 2,5 metros. São ondas consideradas muito altas para essas cidades", explicou.
 
Ainda que a tempestade tenha perdido força, as aulas foram suspensas nas escolas de Mucuri e Nova Viçosa. Além disso, a energia dos postes de iluminação pública foi cortada para que, em caso de queda de fios, não ocorram curtos-circuitos.
 
A Marinha do Brasil já tinha anunciado que o ciclone marítimo previsto para a região sul da Bahia no último final de semana foi reclassificado para tempestade tropical.
 
Conforme a Marinha, a depressão tropical que se formou no litoral sul do estado apresentou, por volta das 9h de domingo (24), intensidade dos ventos de 65 km/h (35 nós) e foi reclassificada como tempestade tropical "Iba". O previsto, inicialmente, era que o ciclone atingisse ventos de até 89 km/h no sul e baixo sul baiano.
 
"Nos preocupamos mais com os municípios de Nova viçosa e Mucuri, por conta da erosão costeira. Esses municípios vêm sendo afetados nos últimos 20 anos [pela erosão]. Mucuri já perdeu nove ruas e duas praças. De quinta-feira [21] até hoje, já se perdeu quatro a cinco metros de faixa de praia. Qualquer anormalidade, aumento na velocidade do vento, representa risco grande", explicou o superintendente da Defesa Civil.
 
Paulo Sérgio aproveitou para chamar atenção da população sobre os riscos da tempestade. "Pedimos que a população evite, caso os ventos acelerem hoje, ficar debaixo de árvores, próximo a muros e postes. Procure ficar em suas casas, feche as portas, janelas", alertou.
 
O fenômeno natural é monitorado pela Marinha por meio do Centro de Hidrografia (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).
 


Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje