Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 24 de maio de 2019

Geral

Aplicativo para corridas de moto chega em Feira de Santana

22 de abril de 2019 | 14h 33
Aplicativo para corridas de moto chega em Feira de Santana
Na esteira do sucesso de aplicativos como 99Taxis, Easy Taxi e até do polêmico Uber, nos quais carros particulares e táxis são chamados através do celular, um novo app de transporte começou a ser oferecido em Feira de Santana, mas por meio de motocicletas. Trata-se do aplicativo Giross, idealizado pelo engenheiro de produção, Filipe Martins, de 24 anos, natural de Brumado centro-sul da Bahia, primeiro Município a ser implantado o aplicativo, logo depois foram os Municípios de Caetité e Guanambi. O aplicativo busca beneficiar a população e principalmente os estudantes de escolas e faculdades oferecendo um serviço mais em conta que outros meios de transporte privado.
 
No aplicativo, o passageiro insere o destino desejado e aguarda até que um motorista disponível aceite a viagem. Antes de confirmar a viagem, uma estimativa do custo e do tempo de viagem aparece para o usuário. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou em dinheiro. Inicialmente todas as corridas em Feira de Santana custarão R$ 4,00 aos usuários, e neste período de lançamento do aplicativo o valor será integral para o motociclista. Os motociclistas que aderirem ao serviço poderão trabalhar no horário que escolherem, basta ficar disponível no aplicativo e aguardar as chamadas para viagens. A empresa fica com um percentual dos ganhos dos motociclistas. Para trabalhar como motociclista de aplicativo no Giross, é necessário possuir habilitação na categoria A há pelo menos dois anos, ter motocicleta em bom estado de conservação com no máximo 10 anos de uso e documentação em dia, além de não possuir antecedentes criminais. A empresa informa que conversa com todos os motociclistas cadastrados antes de autorizar o uso do aplicativo. Ao usuário é oferecido touca descartável higiênica para usar junto com o capacete, além de poder avaliar o motociclista sobre seu passeio, as condições de higiene e a educação no atendimento. As avaliações e comentários ficam disponíveis para os usuários saberem a qualificação do motociclista que pode receber prêmios por boas avaliações. O cadastro de novos motociclistas é feito no aplicativo específico “Giross Motociclista”. Já os usuários devem baixar o aplicativo destinado a pedido de corridas. Ambos os aplicativos estão disponíveis apenas para sistema operacional Android.
 
Todo o processo da idealização do projeto durou cerca de dois anos até a sua implementação, ano passado (2018) em Brumado e nas demais localidades, com o objetivo de suprir essa carência no mercado da tecnologia, já que existem diversos apps para carros, como o Uber, contudo, para utilizar um “mototáxi” existiam dificuldades. Além de atender a demanda da população que muitas vezes precisa de uma locomoção mais prática e rápida, oferecendo também segurança aos seus usuários. O aplicativo oferta além do transporte de passageiros, o transporte de encomendas e Delivery.


Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje