Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 24 de maio de 2019

Geral

VIII Grande Simulado de desastre na Micareta acontece nesta terça

22 de abril de 2019 | 16h 56
VIII Grande Simulado de desastre na Micareta acontece nesta terça
Prestar socorro a várias vítimas de um atentado com arma de fogo no circuito da Micareta. Esse será o desafio das equipes de atendimento de urgência que atuarão na festa momesca durante o VIII Grande Simulado da Micareta, nesta terça-feira, 23, às 14h30, na avenida Presidente Dutra. 
 
O evento é realizado anualmente pela Prefeitura, através do SAMU e instituições parceiras com o objetivo de alinhar as equipes que trabalharão durante a micareta em casos de acidente de grande proporção.
 
Pela primeira vez o evento introduzirá a Central Integrada de Regulação, que é a composição de todos os órgãos que atuam em situações de desastre e acidentes com múltiplas vítimas. “Essa Central vai facilitar e agilizar o atendimento, já que todas as instituições articuladas conseguirão chegar ao local do cenário com maior brevidade e já sabendo de maneira uniforme o que aconteceu”, explica a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.
 
Atualmente, a equipe do SAMU funciona com a Central de Regulação de Urgência que acolhe e direciona todos os chamados através do número 192. Por meio da estratégia no simulado, o governo do Prefeito Colbert Martins Filho visa analisar a otimização do tempo resposta a população diante de uma situação de desastre.
 
No treimamento também será trabalhado o Sistema de Comando de Incidentes. “Essa ferramenta auxilia no controle do número de vítimas, evita que novas pessoas se machuquem, salvando o maior número de vítimas de maneira sistematizada”, ressalta Maiza Macedo.
 
O simulado é aberto ao público e envolve cerca de 300 pessoas, entre estudantes e profissionais de saúde. O representante de cada instituição estará no espaço para quando o equipamento receber o chamado, todos os serviços serem acionados em conjunto. 
 
A organização conta com a parceria do Exército, Defesa Civil, Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.


Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje