Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 20 de agosto de 2019

Geral

Conferência une sociedade e poder público para fortalecer direitos dos idosos

16 de maio de 2019 | 16h 15
Conferência une sociedade e poder público para fortalecer direitos dos idosos
Foto: Divulgação
A sociedade e o poder público de cidades da região estão reunidas em Feira de Santana, durante a 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa Portal do Sertão, visando fortalecer os direitos e as políticas públicas de quem está na terceira idade. O evento, aberto na manhã de quarta-feira, 15, prossegue até esta quinta-feira, 16, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, da Fundação Senhor dos Passos, nas Baraúnas.
 
Tendo como foco “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, o evento está sendo uma promoção conjunta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Feira de Santana com o Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).
 
Durante a abertura do evento, uma apresentação cultural com grupo de dança formado por pessoas na terceira idade, da qual a própria presidente do Conselho Municipal do Idoso de Feira de Santana, Cacilda Miranda, participa. “Aprendi a abraçar esta causa há 18 anos e aos meus 70 anos sou hoje um exemplo vivo, a gente pode ser feliz, fazer o que gosta, o trabalho que quer. E estou aqui hoje vibrando como exemplo vivo”, ressaltou.
 
A mesa de abertura foi formada por Eliene Cerqueira, representando o prefeito Colbert Martins Filho; o chefe de gabinete da Sedeso, Carlos Leão, representando o secretário Ildes Ferreira; Miudete Cerqueira Lima, representante da pessoa idosa do município de Santa Bárbara; Dinorah Lobo, coordenadora do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão; e o prefeito  do município de Santa Bárbara, Jailson Costa.
 
Também estiveram formando a mesa Cacilda Miranda; Murilo Cunha, da OAB; a promotora de Justiça Márcia Vaz; Ângela Pérsico, presidente do Conselho de Assistência Social de Feira de Santana; Lúcia Mascarenhas, da Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social; Lúcia Guedes, coordenadora executiva do Fórum Estadual em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e a palestrante Cláudia Feio, professora e enfermeira gerontóloga.
 
Carlos Leão ressaltou o compromisso do Governo do prefeito Colbert Martins Filho em promover ações que resultem na garantia de direitos e na inclusão social dos idosos.
 
Já a promotora Márcia Vaz (foto) lamentou a existência de muitos municípios baianos que ainda não possuem Conselho Municipal do Idoso.
 
O evento reúne representantes da sociedade civil e governamental visando discutir e estabelecer prioridades nas políticas públicas para as pessoas idosas. Ao final do evento, na manhã desta quinta-feira, 16, a plenária final vai elencar e aprovar propostas que serão apresentadas por delegados eleitos para representar o território durante a Conferência Estadual.

FONTE: Secom



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje