Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de maro de 2024

Cultura

Exposição de Bules celebra os 25 anos do Cafélier

Ísis Moraes - 22 de Maio de 2019 | 18h 04
Exposição de Bules celebra os 25 anos do Cafélier
Foto: Divulgação

Em comemoração aos seus 25 anos, o Cafélier promove a mostra Um Brinde ao Café II, que reúne bules criados por 100 artistas plásticos visuais, dentre eles os feirenses Juraci Dórea, Graça Ramos e César Romero. O vernissage da Exposição de Bules está marcado para as 19 horas desta quarta-feira (22), mas a mostra pode ser visitada até o dia 30 de julho.

Localizado na Rua do Carmo, 50, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador, o espaço foi idealizado no início da década de 1990, pelo artista plástico baiano Paulo Vaz, que acabava de retornar da França. Amante dos cafés franceses, o pintor resolveu, então, criar um atelier, no qual pudesse reunir suas duas grandes paixões: a arte e o café.

Três anos após a inauguração, em 1997, Paulo Vaz teve a ideia de realizar uma exposição de xícaras, sob a curadoria da artista plástica visual Viga Gordilho. A mostra, que reuniu 90 artistas, foi um sucesso. Agora, a ideia é celebrar a trajetória vivida e receber amigos e visitantes com o mesmo clima intimista e aconchegante de sempre. “São nossas bodas de prata, muitas coisas vividas, como num verdadeiro relacionamento amoroso”, diz o proprietário.

Segundo Paulo, apesar da grande procura, não há a intenção de ampliar o Cafélier, que também não tem wi-fi. A ideia é oferecer ao público um local tranquilo e confortável, onde as pessoas possam interagir sossegadamente e apreciar o espaço, que tem, no acervo permanente, as xícaras da primeira exposição, doadas pelos artistas participantes, além de diversas obras de artistas renomados, como Carlos Bastos e Eckenberger.

Frequentado por clientes ilustres, o cardápio da casa, que não se resume apenas aos inúmeros tipos e nacionalidades de café, oferecendo também pratos sofisticados, traz um carinho de Jorge Amado, em forma de dedicatória: “Numa xícara de café, pode-se colocar a beleza do mundo;/ Numa xícara de café, pode-se sentir o sabor amargo e doce da vida”, escrita por ocasião da Exposição de Xícaras.

Certamente, o espaço estará ainda mais bonito com as peças da nova mostra, que conta com a curadoria e expografia de Marcia Abreu, Nanci Novaes e Norma Couto e com a parceria da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Utensílios culinários indispensáveis em qualquer casa que mantém viva a tradição de receber os amigos com um saboroso café, os bules surgem, nessa exposição, ressignificados, originais, exóticos, misturando o antigo e o novo, como um brinde a essa característica tão inerente à alma do Cafélier.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje