Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 24 de setembro de 2020

Educação

Curso de Língua Yorubá será aberto no Mercado de Arte Popular dia (3)

01 de julho de 2019 | 15h 40
Curso de Língua Yorubá será aberto no Mercado de Arte Popular dia (3)
Foto: Reprodução
Feira de Santana sediará o 1° Curso de Língua Yorubá. A abertura vai acontecer no Mercado de Arte Popular (MAP), na próxima quarta-feira (3), das 17h30 às 18h10. A iniciativa do curso é resultado de parceria entre a Associação Ginga Menino, o Ylé Asé Opasoró Fadaká e a Unilab (Universidade de Integração Internacional Lusofonia Afro Brasileira), e tem o apoio da Prefeitura através do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
 
A diretora do Departamento de Turismo, Graça Cordeiro, observa a importância desse curso ao considerar “a preservação dos valores da cultura de matriz africana”. “O Brasil recebeu o povo africano e, mesmo depois de muitos anos, não conhecemos quase nada do universo da cultura de seus ancestrais. Eles absorveram e falam a nossa língua, e nós pouco ou nada conhecemos desse povo que se fundiu ao nosso povo de origem, o indígena”.
 
O curso de Língua Yorubá será realizado no período de 3 de julho a 9 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O iorubá é um idioma da família linguística nígero-congolesa. Possui mais de quatro mil anos e foi decodificado pela primeira vez em 1850. No Brasil essa língua se mantém de forma expressiva por meio dos rituais do candomblé.


Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje