Produção industrial cai 0,6% em junho, diz IBGE - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Economia

Produção industrial cai 0,6% em junho, diz IBGE

01 de Agosto de 2019 | 10h 54
Produção industrial cai 0,6% em junho, diz IBGE
Foto: Arquivo/ Agência Brasil

A produção industrial brasileira registrou em junho uma queda de 0,6% na comparação com maio, de acordo com o IGBE. Foi o segundo mês seguido de contração do setor , já que, em maio, a indústria teve queda de 0,1%.

Com os resultados de junho, a indústria brasileira operou em um patamar 17,9% abaixo do ponto mais elevado da série histórica, alcançado em maio de 2011.

Nos dois meses seguidos de perdas na produção, a indústria acumula queda de 0,7%. “Em comum para esses dois meses, além do resultado negativo, é o próprio perfil disseminado de quedas. Temos 17 dos 26 ramos industriais com quedas na produção. Por categorias econômicas, todas elas também acumulam queda na passagem de maio para junho”, enfatizou o gerente da pesquisa, André Macedo.

Bens de capital foi o ramo da indústria que mais perdeu em termos de patamar de produção, ficando 32,7% abaixo do seu pico de produção, registrado em setembro de 2013.

Na comparação com junho do ano passado, a queda da indústria foi mais acentuada, de 5,9%. O Instituto aponta que, além da redução do ritmo, contribuiu para o resultado do mês o chamado ‘efeito calendário’, já que junho de 2019 teve dois dias úteis a menos que o mesmo mês do ano passado. Com isso, o setor acumula queda de 1,6% no primeiro semestre do ano.

FONTE: Bahia.ba



Economia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje