Distrito Federal vai apresentar hoje plano contra superbactérias, diz Chioro - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Brasil

Distrito Federal vai apresentar hoje plano contra superbactérias, diz Chioro

08 de Junho de 2015 | 16h 13
Distrito Federal vai apresentar hoje plano contra superbactérias, diz Chioro

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal deve apresentar ainda hoje (8) o plano de contingência para tentar diminuir as contaminações por bacilos multirresistentes, chamados superbactérias, nas unidades de saúde. O anúncio foi feito nesta manhã pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, em evento no Rio de janeiro.“O plano já havia sido solicitado desde abril, mas houve um compromisso do secretário estadual e da equipe de apresentar as medidas ao Ministério [da Saúde] e a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] ainda hoje”, disse duranteinauguração da central de regulação unificada de serviços de saúde oferecidos pelas redes federal, estadual, municipais e privada, vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Exames detectaram a presença das bactérias multirresistentes em três hospitais e em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Distrito Federal.

Essas bactérias são organismos resistentes à maioria dos grupos de antibióticos disponíveis no mercado. O corpo humano tem várias bactérias, mas, com a ingestão de antibióticos, algumas se tornam resistentes e se multiplicam, provocando infecção. Desta forma, o uso indiscriminado de antibióticos é uma das causas para o surgimento dessas superbactérias.

FONTE: Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil



Brasil LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje