Por que Greta Thunberg denunciou Brasil na ONU ao lado de Alemanha, França, Turquia e Argentina - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Mundo

Por que Greta Thunberg denunciou Brasil na ONU ao lado de Alemanha, França, Turquia e Argentina

24 de Setembro de 2019 | 14h 31
Por que Greta Thunberg denunciou Brasil na ONU ao lado de Alemanha, França, Turquia e Argentina
Foto: Reprodução
A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, e outros 15 jovens ativistas de diversos países apresentaram uma queixa na ONU contra cinco países - entre eles, o Brasil - por não fazerem o suficiente para impedir o aquecimento global.
 
A falta de ações adequadas, segundo o grupo, constitui uma violação dos direitos infantis. Eles acusam Alemanha, França, Brasil, Argentina e Turquia de não cumprirem suas obrigações sob a Convenção dos Direitos da Criança, assinada há 30 anos.
 
A denúncia, apresentada ao Comitê dos Direitos da Criança das Nações Unidas, exige que os países tomem medidas para proteger as crianças dos impactos devastadores das mudanças climáticas.
 
"Os líderes mundiais não cumpriram suas promessas. Eles prometeram proteger nossos direitos e não fizeram isso", disse Thunberg.
 
Também faz parte do grupo - com jovens de 8 a 17 anos - a brasileira Catarina Lorenzo. Ela vive em Salvador e, no perfil divulgado pelo grupo, ela diz estar preocupada com as temperaturas extremas e com a mudança dos padrões climáticos, e pede a todos os líderes do mundo que respeitem os limites do planeta Terra.
 
"Não permitiremos que eles tirem nosso futuro. Eles tiveram o direito de ter seu futuro. Por que não temos o direito de ter o nosso?", disse Catarina Lorenzo.
 
A queixa foi anunciada à imprensa na sede do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Nova York. No Twitter, Greta Thunberg também divulgou a denúncia do grupo e, depois de mencionar Alemanha, França, Brasil, Argentina e Turquia, disse que "esses 5 países são os maiores emissores que ratificaram a convenção (Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança)".
 
A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em novembro de 1989, é um tratado internacional de direitos humanos que define os direitos civis, econômicos, sociais, políticos e culturais das crianças - sem discriminação de qualquer tipo. Segundo o Unicef, é o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história.
 
A ONU informou que a queixa do grupo foi apresentada por meio do chamado Terceiro Protocolo Facultativo da Convenção sobre os Direitos da Criança, um mecanismo que permite que crianças ou adultos em nome delas apelem diretamente às Nações Unidas em busca de ajuda caso um país que ratificou o Protocolo não forneça uma solução para uma violação de direitos.
 
As reclamações desse tipo são julgadas pelo Comitê dos Direitos da Criança, que é um grupo de especialistas independentes, segundo o Unicef.
 
Greta Thunberg discursou na abertura da Cúpula sobre Ação Climática e disse que "o mundo está despertando" para o problema da mudança climática.
 
A jovem sueca recebeu indicação ao prêmio Nobel da Paz depois de dar início a um movimento internacional de greves de estudantes contra as mudanças climáticas.
 
Em agosto do ano passado, ela passou a faltar às aulas nas sextas-feiras para se sentar em frente ao Parlamento sueco, em Estocolmo, para exigir medidas concretas dos políticos contra o aquecimento global.
 
O ato, inicialmente solitário, inspirou jovens de todo o mundo a aderirem ao movimento, que ficou conhecido como "Fridays For Future" - e culminou em uma greve escolar global no dia 15 de março, quando milhares de estudantes foram às ruas para protestar, inclusive no Brasil.
 
Ela já se encontrou com o papa Francisco, discursou no Parlamento Europeu e participou de eventos internacionais - como a Conferência do Clima da ONU, e o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
 
Nesta semana, Greta Thunberg voltou ao noticiário depois de fazer um forte discurso na abertura da Cúpula sobre Ação Climática.
 
"Eu não deveria estar aqui. Eu deveria estar na minha escola, do outro lado do oceano. E vocês vêm até nós, jovens, para pedir esperança. Como vocês ousam? Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias", disse.
 
"As pessoas estão sofrendo e estão morrendo. Os nossos ecossistemas estão morrendo. Nós estamos vivenciando o começo de uma extinção em massa. E tudo o que vocês fazem é falar de dinheiro e de contos de fadas sobre um crescimento econômico eterno. Como vocês se atrevem?"


Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje