Sobe número de mortos nos protestos do Chile; metrô volta a funcionar parcialmente - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 19 de março de 2024

Mundo

Sobe número de mortos nos protestos do Chile; metrô volta a funcionar parcialmente

21 de Outubro de 2019 | 15h 43
Sobe número de mortos nos protestos do Chile; metrô volta a funcionar parcialmente
Foto: Reprodução
A segunda-feira começou sem protestos no Chile, apesar dos atos convocados para acontecer à tarde. O metrô da capital, Santiago, voltou a funcionar parcialmente após o toque de recolher que vigorou em várias regiões das 20h de domingo (20) às 6h desta segunda.
 
Desde sexta-feira (18), uma onda de protestos violentos deixou 11 mortos e 1.462 detidos.
 
O metrô, que transporta diariamente quase 3 milhões de pessoas, estava fechado desde sexta, depois que 78 estações e trens sofreram ataques durante violentas manifestações que começaram por causa do aumento nas tarifas do metrô. A empresa estatal que administra o sistema avalia que o prejuízo deve chegar a mais de 300 milhões de dólares.
 
Na manhã desta segunda, primeiro dia depois de três jornadas de distúrbios, foi reaberta uma parte das estações da linha 1 do metrô, uma das sete que integram a rede da capital. Para que as pessoas pudessem voltar ao trabalho, 465 ônibus extras foram colocados em circulação.
 
O general Javier Iturriaga, responsável pelo estado de emergência decretado no país, declarou que houve um "despertar lento, com calma" após o fim do toque de recolher, que vigorou na região metropolitana de Santiago, Valparaíso, Coquimbo, Biobío e Antofagasta.
 
"Estamos conscientes de que a cidade está retomando suas atividades lentamente e temos todas as forças necessárias para qualquer situação de risco", afirmou.


Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje