Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, s�bado, 06 de junho de 2026

Glauco Wanderley

Pablo, o mais votado da eleição de 2012, troca o PT por Ronaldo

12 de Junho de 2015 | 16h 21

Filiação ao PMDB será neste sábado

Pablo, o mais votado da eleição de 2012, troca o PT por Ronaldo

Neste sábado (13), o vereador Pablo Roberto oficializa sua entrada no PMDB, e ao mesmo tempo no grupo político de José Ronaldo, ao qual na prática já não faz oposição na Câmara há um bom tempo. Ao contrário, apareceu nos últimos meses em eventos diversos ao lado do prefeito e até já emplacou aliados no governo municipal, como o atual coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo Lopes.

A eleição de 2016 se aproxima e Pablo avalia que não havia mais chance de sobrevivência política para ele no PT, onde perdeu a possibilidade de amparar aliados desde a perda do comando do Melo Matos e Case Zilda Arns, instituições que lidam com menores infratores. Até meados de 2013, as instituições eram dirigidas por pessoas indicadas por Pablo, mas foram retomadas pelo deputado estadual Zé Neto, no que acabou se transformando em um confronto levado à delegacia, ao diretório estadual do PT e até a Brasília, na secretaria de Direitos Humanos.

Hoje o processo que Pablo moveu contra Zé Neto dorme nas gavetas do Judiciário, onde deverá permanecer para sempre, agora que a disputa entre ambos na mesma agremiação se encerra. Ocorreu que surgiram boatos de que Pablo teria encomendado a morte de um menor e do então novo diretor do Zilda Arns, boatos que Pablo acusava Zé Neto de ter espalhado, daí o processo.

A história morreu mas por ela se calcula a que ponto chegou a desavença entre os dois. Mesmo assim, Pablo diz que esperou até este ano para se definir porque aguardava mudanças no PT com a chegada de Rui Costa ao poder, esperança que não se concretizou. Ele entende que nem mesmo em outro partido da base de apoio ao governo estadual haveria condições para dar continuidade à sua carreira política.

Desde sempre, a vida do hoje vereador foi ligada à militância política, inicialmente por meio de organizações estudantis e associações de moradores. Mas a primeira eleição disputada foi a de 2012 pelo PT, na qual seus 7.592 votos lhe deram a posição de mais votado para a Câmara na história da cidade. Antes do PT, no qual entrou em 2007, Pablo estava no PDT, junto com o grupo político do qual faziam parte Ângelo Almeida e Sérgio Carneiro.

A escolha do novo partido é justificada de várias maneiras. Aproximação com Colbert Martins, conveniência das regras eleitorais e também o constrangimento de alguns apoiadores que deixarão o PT junto com o vereador e não gostariam de migrar para um partido totalmente identificado com a direita, como o DEM.

Aderindo agora a José Ronaldo, Pablo garante que vai continuar olhando para a cidade de modo crítico, procurando aquilo que possa ser melhorado na gestão municipal. Entre estas questões, destaca a situação do comércio ambulante, do transporte coletivo e sobretudo do planejamento da cidade "para os próximos 20 ou 30 anos".

Quando ainda fazia oposição, Pablo apontava a necessidade do prefeito se empenhar pessoalmente pela implantação de um campus da UFRB, assunto que se arrasta há anos. A verba para construção estava liberada, mas a obra jamais começou porque nunca se definiu uma área (o governo do estado anunciou que parte da Fazenda do Menor seria destinada a este fim. A área é bem menor do que a UFRB pleiteava, mas foi aceita mesmo assim. Entretanto, seguindo o padrão das ações do governo estadual, a iniciativa não foi adiante). Pablo diz que a instalação da UFRB continuará sendo uma preocupação sua.

O evento de ingresso do vereador no PMDB (8 da manhã no restaurante Kilogrill) deve ter ares de grande acontecimento político e espera-se a presença de lideranças políticas estaduais).



Glauco Wanderley LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje