Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 14 de julho de 2020

Bahia

Cinco cidades da Bahia serão equipadas para testes do coronavírus

25 de abril de 2020 | 12h 21
Cinco cidades da Bahia serão equipadas para testes do coronavírus
Foto: Secretaria da Saúde/ GOVBA

Cinco cidades da Bahia foram treinadas e equipadas para realizar testes da Covid-19 pelo Governo do Estado, são elas Porto Seguro, Guanambi, Vitória da Conquista, Barreiras e uma nova a definir.

O anúncio foi feito neste sábado (25) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Segundo o secretário, a iniciativa irá ajudar na tomada de ações de saúde pública de forma mais rápida.

“O Lacen, em Salvador, já vem fazendo um grande número de testes e dando respostas rápidas. Com essa descentralização, a agilidade será ainda maior, possibilitando que todas as medidas em relação aos pacientes e contactantes sejam ainda ágeis. É uma importante ação no combate ao novo coronavírus”.

Porto Seguro, Guanammbi e a terceira cidade ainda indefinida, vão receber máquinas para a realização do diagnóstico. Vitória da Conquista e Barreiras já têm máquinas e estão sendo atualizadas, em barreiras os testes serão feitos em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Segundo a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, para a descentralização, a Secretaria da Saúde está fazendo cessão de uso de três equipamentos de PCR rápido, que são capazes de processar 12 testes de uma só vez.

As duas máquinas chegarão na próxima semana, quando Vitória da Conquista também já deverá estar apta a realizar os teste, já na UFOB, o início será mais demorado.

Com as mudanças, não será mais necessário enviar os testes para a Lacen de Salvador e os resultados serão dados em até 48 horas.

FONTE: Bahia.ba



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje