Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 14 de julho de 2020

Bahia

ACM Neto prorroga medidas restritivas até 18 de maio e projeta saturação dos leitos de Salvador em 10 dias

04 de maio de 2020 | 14h 35
ACM Neto prorroga medidas restritivas até 18 de maio e projeta saturação dos leitos de Salvador em 10 dias
Foto: Reprodução
O prefeito de Salvador, ACM Neto, projeta que haverá saturação nos leitos clínicos destinados a atender pacientes infectados pelo coronavírus em um prazo de dez dias.
 
Na prática, isso significa que, pela projeção da prefeitura, no dia 14 de maio haverá um déficit de 25 leitos clínicos para tratar da Covid-19 em Salvador.
 
“A taxa de internação nos leitos clínicos é de 15% dos casos confirmados. O tempo médio de permanência foi de sete dias. Então, mantendo essa taxa de internação e tempo de permanência, teremos uma saturação no dia 14, daqui dez dias. Estamos correndo. Conseguimos no Prohope novos leitos clínicos. Tudo está sendo feito. Hoje tenho uma nova reunião com o governador e com o secretário de Saúde do estado. Estamos fazendo todo o possível para ofertar novos leitos. Não posso deixar de mostrar o risco que corremos de uma saturação”, afirmou o prefeito.
 
Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a previsão de saturação é para o dia 20 de maio
 
“Nos leitos de UTI, a previsão é para o dia 20 de maio, faltariam seis leitos caso a taxa continue sendo essa. A gente tem como parâmetro que 5% dos pacientes necessitam de terapia intensiva. E permanecem 14 dias ocupando um leito. Isso nos levaria a um colapso no dia 20 de maio”, afirmou Neto.
 
De acordo com ACM Neto, Salvador dispõe de 933 leitos, sendo 444 clínicos com ocupação de 34%; e 428 são de UTI, com ocupação de 27%.
 
Estamos no dia 4 de maio, sete novos óbitos por dia, a média é de 6 a 8. No dia 20 de maio, a perspectiva é que tenhamos de 22 a 26 novos óbitos por dia, só de Covid-19. Se o gráfico for até junho, teremos quase 900 óbitos acumulados, 74 óbitos por dia em 5 de junho. Não estamos trabalhando ainda com essa projeção. Estamos trabalhando com a projeção até 20 de maio. 279 a 329 óbitos em 20 de maio.
O prefeito ACM Neto aproveitou para anunciar que decidiu manter as restrições no funcionamento de diversas atividades. As escolas municipais e a rede privada de ensino seguem com as aulas suspensas até o dia 18 de maio.
 
O mesmo vale para o comércio e também para o uso das praias, como destacou ACM Neto.
 
“Hoje também estamos mantendo a suspensão das atividades de academias, clubes sociais, esportivos e recreativos. Mantendo até o dia 18 a interdição das praias para uso pela população. E proibição absoluta de atividades de comércio nas praias de Salvador. Estamos mantendo a suspensão de todas as atividades já suspensas configuradas como comércio de rua. AS que foram autorizadas, continuarão podendo funcionar. Aquelas que foram suspensas, continuarão suspensas”, disse.


Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje