Feirense respeita decreto e é quase total a adesão ao uso da máscara nas ruas do centro - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Geral

Feirense respeita decreto e é quase total a adesão ao uso da máscara nas ruas do centro

15 de Maio de 2020 | 14h 21
Feirense respeita decreto e é quase total a adesão ao uso da máscara nas ruas do centro
Foto: Divulgação
É bem maior o número de pessoas que andam pelo centro de Feira de Santana com a boca e nariz cobertos por máscara de pano – principalmente as artesanais, do que aquelas que ainda não estão usando o item na prevenção contra a Convid-19.
 
O uso da máscara é obrigatório, por sintomáticos ou não. Pelo ritmo das adesões, não vai demorar muito para que as pessoas – pelo menos as mais sensatas, que ainda não colocaram o acessório se sintam constrangidas ao andar pelas ruas sem ele.
 
Lojas e supermercados condicionam o acesso dos clientes ao uso da máscara. O seu uso também está sendo obrigatório nos ônibus. A barreira mecânica carrega no seu bojo o velho e eficiente ditado popular: é melhor prevenir.
 
Na confecção são usados vários tecidos, como tricoline, TNT, sarja, algodão – este o mais adequado. E as cores são mais as mais variadas. As coloridas estão tomando o lugar das brancas, tipo cirúrgica. São pretas, amarelas, verdes, estampadas, Virou moda ao meio da pandemia.
 
O diferente, agora, é não usar a máscara. As artesanais ganharam espaço nas bancas dos camelôs. E caíram no gosto dos consumidores por serem reaproveitáveis, ao contrário das cirúrgicas, que tem vida útil de algumas horas, apenas.
 
As máscaras artesanais, que devem ter camada dupla, são eficazes na captura das gotículas carregadas de partículas virais, que é a principal via de transmissão do coronavírus – a barreira levantada pelo tecido é cinco vezes maior do que nenhuma proteção, dizem especialistas.


Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje