Bilionário chinês escapa de sequestro após mansão ser invadida - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Mundo

Bilionário chinês escapa de sequestro após mansão ser invadida

15 de Junho de 2020 | 14h 13
Bilionário chinês escapa de sequestro após mansão ser invadida
Foto: Reprodução
O bilionário chinês dono do grupo Midea, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, foi resgatado na madrugada desta segunda (15) após sequestradores invadirem sua mansão munidos de explosivos neste fim de semana.
 
O empresário He Xiangjian, de 77 anos, tem patrimônio estimado em US$ 25 bilhões, o que lhe credencia ao posto de trigésima sexta pessoa mais rica do mundo, de acordo com ranking da revista Forbes. Ele passava férias em uma casa de luxo em Foshan, na província de Guangdong quando foi alvo dos criminosos.
 
Segundo o jornal chinês South Morning China Post, seu filho único, He Jianfeng, de 55 anos, conseguiu escapar do local e nadou por um pequeno rio próximo à propriedade para chamar a polícia. As autoridades foram comunicadas do ocorrido às 17h30 deste domingo (14) pelo horário local.
 
Vídeos e imagens que circulam nas redes sociais chinesas mostram a mansão de dois andares com colunas de mármore e carros na garagem cercada por dezenas de policiais. A operação terminou às 5h da manhã desta segunda com a captura de cinco suspeitos. Ninguém se feriu.
 
De acordo com relatório da polícia, a vítima estava a salvo e todos os departamentos de segurança "prestaram muita atenção ao caso após receber o comunicado e, rapidamente, despacharam os policiais para correrem para o local".
 
A residência faz parte do complexo Royal Orchid International Golf Villa, um empreendimento sofisticado desenvolvido pelo próprio Midea Group que reúne 336 unidades. O projeto conta com um campo de golfe de 18 buracos e um centro esportivo. O local fica a cerca de uma hora de carro da capital da província e a um quilômetro da sede da empresa.
 
Desde que foi acionada, a polícia bloqueou o acesso à comunidade e impediu a saída de moradores até o desfecho do caso. Havia ao menos dois postos de segurança na parte exterior e o bilionário tinha um segurança particular 24h, segundo a mídia chinesa.
 
O caso chamou atenção na China pelo fato do empresário, mesmo com uma das maiores riquezas do mundo, possuir um perfil mais discreto que outros bilionários.
 
"Fiquei assustado até certo ponto, afinal sempre achei que a segurança aqui é melhor do que em outros bairros", afirmou um morador do complexo sob anonimato ao South Morning China Post.
 
He Xiangjian é descrito como uma pessoa de raízes humildes, que abandonou a escola e fundou a Midea aos 26 anos após trabalhar em fazendas e fábricas.
 
O grupo Midea agradeceu a atuação das autoridades na rede social chinesa Weibo e liberou seus funcionários do expediente nesta segunda (15).
 

FONTE: G1



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje