A endocrinologista e professora da Universidade Estadual de Feira e da Residência de Clínica Médica, do HGCA, Ana Mayra Oliveira, é um das 11 finalistas do Prêmio Euro, de pesquisa, escolhida entre 3000 projetos de todo Brasil. A Tribuna Feirense a entrevistou sobre a escolha e a importância do prêmio.
O que é o Prêmio Euro?
Uma iniciativa promovida pela Eurofarma, indústria de medicamentos, com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. Foi divulgado em todo o país no ano de 2019, e pesquisas na área médica, em qualquer área, poderiam ser inscritas.
Como foi a seleção ?
Para que o projeto de pesquisa fosse inscrito, era necessário a elaboração de documentos q continham informações sobre o tema, razões para o seu estudo, assim como resultados já encontrados e esperados. Currículo do pesquisador também era analisado para garantir a seriedade do projeto. De quase 3000 projetos foram homologados quase 1700. Estes, então, foram avaliados por uma Comissão Técnica e em março de 2020 divulgado os 105 finalistas e nosso projeto estava entre os escolhidos
E como foi após esta fase?
Então, esta foi uma etapa cuja escolha foi puramente técnica. Posteriormente estes projetos foram submetidos a avaliação da classe médica através de votação no site ligado ao Prêmio e então no dia 28 de maio deste, divulgado o nome das 11 iniciativas mais votadas. Foram mais de 15 mil votos de todo o Brasil, e a nossa iniciativa estava entre as 11 vencedoras, graças ao reconhecimento dos colegas. Passamos então para a última etapa que finda em 4/8, e, nesta, também por votação aberta apenas a classe médica, será eleito o vencedor.
Qual tema da pesquisa e qual sua importância ?
Coordeno o Núcleo de Pesquisa em Endocrinologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, o NUPEFS, composto por alunos e professores da área da saúde da UEFS e também de outras universidades como UFBA, EBMSP.
Temos projetos de pesquisa na área da obesidade infanto-juvenil há mais de 25 anos com o objetivo de conhecer os fatores envolvidos no seu desenvolvimento e assim subsidiar, servir de base para orientar medidas preventivas e terapêuticas.
A obesidade cresce a passos largos e isto é preocupante! É uma doença que traz consequências a curto, médio e longo prazo a saúde das pessoas e é um importante preditor da obesidade na vida adulta. Então, se queremos controlar a Obesidade, precisamos combater a obesidade infantil.
Como será a escolha nessa etapa final?
Como falei anteriormente, mais uma vez por voto da classe médica. O colega deve acessar a página do Prêmio Euro, htpps: premioeuro.com.br/login . Caso já tenha votado na etapa anterior, basta entrar com seu email e colocar a senha cadastrada e votar na iniciativa Obesidade Infantil/Ana Mayra. Caso tenho esquecido a senha basta recupera-la.
É necessário a confirmação do voto para q o processo esteja concluído.
Qual a importância desse prêmio?
Trabalhar com pesquisa exige uma dedicação incansável da equipe e também recursos. Contei durante estes mais de 20 anos com a ajuda de muitos colegas já que financiamento pelas instituições públicas nem sempre conseguiam fechar os orçamentos. Então o prêmio dará ao Núcleo visibilidade e oportunidade de implementar pesquisas para que mais resultados sejam alcançados e assim ajudarmos cada vez mais a encontrar caminhos para uma vida saudável! Medicina só baseada em evidências e é isto q nosso núcleo procura construir: evidências para caminhos! Agradeço o voto de cada colega e a sua multiplicação é fundamental para conseguirmos colocar o nosso núcleo, a nossa Universidade, a nossa cidade, entre as instituições importantes no cenário de pesquisa nacional.