Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 30 de outubro de 2020

Saúde

Ana Mayra: médica feirense é uma das 11 finalistas de prêmio nacional de pesquisa

17 de julho de 2020 | 17h 08
Ana Mayra: médica  feirense é uma das 11 finalistas de prêmio nacional de pesquisa

A endocrinologista e professora da Universidade Estadual de Feira e da Residência de Clínica Médica, do HGCA, Ana Mayra Oliveira,  é um das 11 finalistas do Prêmio Euro, de pesquisa, escolhida entre 3000 projetos de todo Brasil. A Tribuna Feirense a entrevistou sobre a escolha e a importância do prêmio.

O que é o Prêmio Euro?

Uma iniciativa promovida pela Eurofarma, indústria de medicamentos, com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. Foi divulgado em todo o país  no ano de 2019, e  pesquisas na área médica, em qualquer área, poderiam ser inscritas.

Como foi a seleção ?

Para que o projeto de pesquisa fosse inscrito, era necessário a elaboração de documentos q continham informações sobre o tema, razões para o seu estudo, assim como resultados já encontrados e esperados. Currículo do pesquisador também era analisado para garantir a seriedade do projeto. De quase 3000 projetos foram homologados quase 1700. Estes, então, foram avaliados por uma Comissão Técnica e em março de 2020 divulgado os 105 finalistas e nosso projeto estava entre os escolhidos

 E como foi após esta fase?

Então, esta  foi uma etapa cuja escolha foi puramente técnica. Posteriormente estes projetos foram submetidos a avaliação da classe médica através de votação no site ligado ao Prêmio e então no dia 28 de maio deste, divulgado o nome das 11 iniciativas mais votadas. Foram mais de 15 mil votos de todo o Brasil, e a nossa iniciativa  estava entre as 11 vencedoras, graças ao reconhecimento dos colegas.  Passamos então para a última etapa que finda em 4/8, e, nesta,  também por votação aberta apenas a classe médica, será eleito o vencedor.

 Qual tema da pesquisa e qual sua importância ? 

Coordeno o Núcleo de Pesquisa em Endocrinologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, o NUPEFS, composto por alunos e professores da área da saúde da UEFS e também de outras universidades como UFBA, EBMSP. 

Temos  projetos de pesquisa na área da obesidade infanto-juvenil há mais de 25 anos com o objetivo de conhecer os fatores envolvidos no seu desenvolvimento e assim subsidiar, servir de base para orientar medidas preventivas e terapêuticas.

A obesidade cresce a passos largos e isto é preocupante! É uma doença que  traz consequências a curto, médio e longo prazo a saúde das pessoas e é um importante preditor da obesidade na vida adulta. Então, se queremos controlar a Obesidade, precisamos combater a obesidade infantil.

 Como será a escolha nessa etapa final? 

Como falei anteriormente, mais uma vez por voto da classe médica. O colega deve acessar a página do Prêmio Euro, htpps: premioeuro.com.br/login  .  Caso já tenha votado  na etapa anterior, basta entrar  com seu email e colocar a senha cadastrada e votar na iniciativa Obesidade Infantil/Ana Mayra. Caso tenho esquecido a senha basta recupera-la.

É necessário a confirmação do voto para q o processo esteja concluído.

 Qual a importância desse prêmio?

Trabalhar com pesquisa exige uma dedicação incansável da equipe e também recursos. Contei durante estes mais de 20 anos com a ajuda de muitos colegas já que financiamento pelas instituições públicas nem sempre conseguiam fechar os orçamentos. Então o prêmio dará ao Núcleo visibilidade e oportunidade de implementar pesquisas para que mais resultados sejam alcançados e assim ajudarmos cada vez mais a encontrar caminhos para uma vida saudável! Medicina só baseada em evidências e é isto q nosso núcleo procura construir: evidências para caminhos!  Agradeço  o voto de cada colega e a sua multiplicação é fundamental para conseguirmos colocar o nosso núcleo, a nossa  Universidade, a nossa cidade, entre as instituições importantes  no cenário de pesquisa nacional.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje