Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 29 de setembro de 2020

Geral

Novo contrato Prefeitura-Embasa prevê ampliar cobertura de esgoto em Feira dos atuais 68 para 90 por cento

11 de agosto de 2020 | 15h 40
Novo contrato Prefeitura-Embasa prevê ampliar cobertura de esgoto em Feira dos atuais 68 para 90 por cento
Com um investimento total de aproximadamente R$ 700 milhões, a Embasa anuncia que ir duplicar a capacidade de oferta de água em Feira de Santana, nos próximos anos. A informação foi dada nesta terça-feira, 11, pela diretoria da empresa, em entrevista online sobre o programa de metas nos serviços de água e esgoto no município, nos próximos 30 anos. O prefeito Colbert Martins Filho fez a abertura da coletiva.
 
A capacidade deverá ser ampliada dos atuais 1.500 litros para 3 mil litros por segundo. O índice de cobertura, quanto ao fornecimento de água, tem uma meta de chegar a 99% em todo o município - atualmente, a rede corresponde a 97,3%. O investimento de cerca de R$ 250 milhões atenderá a demanda local para os próximos 30 anos. A Estação de Tratamento de Água de Feira de Santana terá a sua capacidade dobrada.
 
O esgotamento sanitário é a outra prioridade do contrato da Prefeitura com a Embasa. A cobertura, hoje, é de 68%, um dos menores índices do país, se considerando cidades do porte de Feira de Santana. O compromisso contratual é de alcançar 90% do município, até o ano 2033. 
 
Com o investimento, Feira será "destaque no cenário nacional", conforme o diretor de Operações da Embasa para o interior, Ubiratan Cardoso, deverá integrar a lista das 100 cidades brasileiras com maior oferta de esgoto. Os distritos, inclusive, serão beneficiados com a ampliação da rede de esgoto, anuncia a Embasa.
 
O contrato também prevê um programa de recuperação de áreas degradadas, com forte impacto ambiental. Não foram divulgados detalhes deste item do novo contrato do Município de Feira com a Embasa.


Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje