Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 01 de dezembro de 2020

César Oliveira

FHC e a ruína da reeleição

César Oliveira - 09 de setembro de 2020 | 03h 29
FHC e a ruína da reeleição

Deve-se ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) duas decisões que reinventaram o país. A primeira delas foi o Plano Real, o maior e mais bem sucedido plano econômico que já tivemos, elaborado quando ele comandava o Ministério da Fazenda,  no governo Itamar, e mantido no seu mandato. A segunda foi o ovo da serpente da reeleicão que sua vaidade Sorbonica legou ao país aniquilando e envenenando o sistema político e a confusa democracia brasileira.

Essa semana, em uma mea-culpa FHC reconheceu o erro da famosa medida que a implantou, comandada pelo ex-Ministro Sérgio Mota, uma espécie de trator, que veio a falacer depois. As lendas sobre a forma de aprovação não são nada republicanas. A partir daí de prefeito a presidente, só se exerce um mandato pensando no próximo, custe o que custar, geralmente guiado pelo mais custoso populismo e suas viriantes de prontuário policial.

FHC disse: " devo reconhecer que historicamente foi um erro”. Estudioso, inteligente, FHC sabia seus efeitos colaterais, mas não se importou de servir sua toxicidade ao futuro do país. Não nos cabe, perdão.



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje