Em seis meses de pandemia, número de desempregados cresceu 36%, no Brasil - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Economia

Em seis meses de pandemia, número de desempregados cresceu 36%, no Brasil

01 de Dezembro de 2020 | 12h 44
Em seis meses de pandemia, número de desempregados cresceu 36%, no Brasil
Foto: Edilson Dantas/ Agência O Globo

Nos últimos seis meses, o número de desempregados cresceu 36%, no Brasil, atingindo a marca de 13,8 milhões de pessoas, em outubro. Os dados são do Pnad Covid e foram divulgados, nesta terça-feira (1), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o portal IG Economia, em maio, quando o IBGE iniciou a pesquisa, eram 10,1 milhões de desempregados. A taxa de desemprego passou, portanto, de 10,7% para 14,1%, a maior da série, iniciada em maio.

Um dos fatores responsáveis pelo alto índice de desemprego é a flexibilização do isolamento. Conforme o IG Economia, no início da pandemia, muitos brasileiros deixaram de sair de casa em busca de vagas no mercado de trabalho, tanto por medo da doença quanto por acreditarem que não encontrariam.

Ainda segundo o site, os dados da pesquisa divulgada na manhã de hoje não são comparáveis aos da Pnad contínua, publicada na semana passada e que tem informações trimestrais. Os analistas do IG Economia informam que, pelos cálculos da Pnad Contínua, a taxa de desemprego atingiu 14,6% no trimestre encerrado em setembro. E que esta é mais alta desde o início da série da pesquisa, em 2012.



Economia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje