Secretaria Municipal de Educação usa aplicativo na comunicação com escolas - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Educação

Secretaria Municipal de Educação usa aplicativo na comunicação com escolas

26 de Junho de 2015 | 15h 56
Secretaria Municipal de Educação usa aplicativo na comunicação com escolas
Hangout é um dos resultados da parceria entre a Secretaria de Educação e o Google-Foto: Matheus Rocha

Uma comunicação mais dinâmica, efetiva e direta entre a Secretaria Municipal de Educação e as escolas municipais é um dos principais desafios na atual gestão. Depois de estratégias como a digitalização da matrícula dos alunos, o lançamento do Portal da Merenda e a distribuição de tablets para todos os professores da Rede, agora a Seduc pretende manter um contato ainda mais direto com as 206 escolas. Uma das estratégias já em teste é a utilização do Hangout, aplicativo gratuito de conversação que permite o intercâmbio de mensagens de textos e imagens.

Algumas estratégias como a do Hangout estão ganhando mais evidência graças ao acordo de cooperação entre a Seduc e o Google para a Educação, iniciativa da empresa multinacional de mesmo nome. Com um projeto piloto que inicialmente está em desenvolvimento na Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira, situada no bairro da Gabriela, o objetivo da Secretaria de Educação é expandir as ações para mais unidades de ensino. A utilização do Hangout deverá ser usada também na formação de gestores.

“Até o final do ano, nossa meta é distribuir, além da internet para 100% das escolas, TVs que vão permitir a realização de videoconferências e outras atividades. Desta forma, além dos encontros presenciais, teremos a possibilidade de formar os professores e gestores, dentro das escolas. Todas estas medidas devem gerar mais eficiência e o atendimento a um número cada vez maior de pessoas, permitindo mais agilidade em todos os processos”, avalia a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro.

O Hangout é um aplicativo disponível em diversas plataformas. Entre elas, celulares Android e IOS, computadores e Smart TVs, que disponibiliza ao usuário um bate-papo por texto, áudio ou vídeo, além do compartilhamento de imagens e emoticons. É possível, inclusive, a exibição de slides, o que facilita os encontros formativos.

A ferramenta já começou a ser testada pela Secretaria Municipal de Educação. “Já fizemos a primeira videoconferência na última semana, com a participação de diretores e a secretária Jayana Ribeiro, técnicos e coordenadores de formação da Secretaria de Educação. O encontro virtual através do Hangout permitiu a apresentação da ferramenta e da proposta do Google em seu acordo de cooperação”, explica o chefe da Divisão de Informações Educacionais da Seduc, Lenio Lins.

FONTE: secom



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje