Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de maro de 2024

Segurança

Operação da PF contra fraudes a benefícios previdenciários cumpre mandados em Dias D’Ávila

27 de Abril de 2021 | 11h 09
Operação da PF contra fraudes a benefícios previdenciários cumpre mandados em Dias D’Ávila
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deu início à segunda fase da Operação Nocivum, com o propósito de desarticular uma quadrilha de criminosos responsável por fraudar benefícios previdenciários na Bahia. De acordo com o G1, na manhã desta terça-feira (27), estão sendo cumpridos mandados na cidade de Dias D’Ávila, região metropolitana de Salvador.

Deflagrada no dia 12 de março, a primeira fase da Nocivum resultou no cumprimento de dois mandados de busca. Segundo a PF, análise do material apreendido na primeira investida contra o grupo criminoso é que deu origem à fase posta em andamento hoje. É que, nos documentos apreendidos, há indícios de uma possível participação de outras pessoas nos delitos investigados.

Conforme o G1, a PF ainda não detalhou se os mandados cumpridos em Dias D’Ávila são de busca e apreensão, mas informou que a investigação apura o "derrame" de documentos falsos na Agência da Previdência Social (APS) de Camaçari.

A Polícia Federal salientou, ainda, que, os documentos falsos eram usados para comprovar a exposição de trabalhadores a agentes nocivos à saúde, como ruídos, calor e produtos químicos. E, por meio dessas falsas comprovações, os criminosos conseguiam diminuição do tempo de serviço, com a finalidade de obter a aposentadoria.

A estimativa da PF é que o prejuízo decorrente das fraudes ultrapassa a casa dos R$ 10 milhões, provenientes de 100 benefícios previdenciários suspeitos. E o valor ainda pode aumentar, no transcorrer das investigações e apreensões de novos documentos.

Segundo o G1, os suspeitos vão responder por integrar associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso.



Segurança LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje