Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 24 de setembro de 2020

Educação

Secretaria da Educação convoca pais para participarem dos colegiados escolares

01 de julho de 2015 | 15h 22
Secretaria da Educação convoca pais para participarem dos colegiados escolares
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está convocando os pais e responsáveis pelos estudantes da rede estadual para participarem do processo de eleição para o Colegiado Escolar. O colegiado é um conselho formado pelo diretor da escola, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis para deliberações conjuntas nas unidades escolares. Esta iniciativa atende ao Programa Educar para Transformar, que tem como diretriz a união de forças em prol de uma educação pública de qualidade.
Para participar, os interessados devem entrar em contato com a direção da escola do filho entre os dias 6 e 10 de julho. “A participação dos pais e familiares no colegiado é fundamental para fortalecer a gestão democrática nas escolas públicas”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacando que o colegiado tem como responsabilidade acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola.
Após a fase de inscrição de candidaturas, prossegue o processo eleitoral, com votação em todas as escolas estaduais, no período de 21 a 24 de julho. O resultado será divulgado entre os dias 23 e 31 de julho.
“O colegiado é o grande parceiro para o desenvolvimento da escola porque as necessidades, objetivos e forças de todos os segmentos escolares podem estar congregadas, representadas e atuando por meio dos conselheiros eleitos para construir uma educação verdadeiramente democrática e que faça a diferença positiva na vida destes jovens”, disse Andréa Liger, da Coordenação de Acompanhamento da Gestão Escolar da Secretaria da Educação do Estado.
 
Colegiado Escolar
O colegiado é um conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes.
 
Objetivo
Tomar decisões, aconselhar gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas e mobilizar principalmente outros estudantes e pais ou responsáveis a se unir para assumir a educação como um bem familiar e social.
 
Processo eleitoral
6 a 10 de julho – inscrições dos candidatos
21 a 24 de julho – período de eleições
23 a 31 de julho – divulgação dos resultados


Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje