Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 27 de outubro de 2021

Saúde

Anvisa aprova uso de baricitinibe para tratamento da Covid-19

18 de Setembro de 2021 | 14h 50
Ouvir a matéria:
Anvisa aprova uso de baricitinibe para tratamento da Covid-19
Foto: Martin Silva/AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, na noite desta sexta-feira (17), que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para o tratamento de pacientes internados com Covid-19. O uso do medicamento está autorizado para pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio, por máscara ou cateter nasal. Também para os que precisam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

Segundo a Agência Brasil, o órgão regulador informou que os dados que sustentam a eficácia e a segurança do medicamento no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus foram apresentados pela empresa Eli Lilly do Brasil Ltda.

Trata-se de uma nova indicação terapêutica, uma vez que o baricitinibe já possui registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa, moderada a grave, e de dermatite atópica, também moderada a grave.

O remédio atua como um inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas no processo de formação e desenvolvimento das células do sangue (hematopoese), na inflamação e na função imunológica.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje