Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de maro de 2024

Segurança

Homem morre sob custódia da PRF e relatório do IML aponta óbito por asfixia mecânica e insuficiência respiratória

26 de Maio de 2022 | 13h 14
Homem morre sob custódia da PRF e relatório do IML aponta óbito por asfixia mecânica e insuficiência respiratória
Foto: Aplicativo/ TV Sergipe

Um homem morreu, nesta quarta-feira (25), em Umbaúba, litoral Sul de Sergipe, após ter sido imobilizado por dois policiais rodoviários federais. Os agentes colocaram Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, dentro do porta-malas de uma viatura e, na sequência, disparam uma grande quantidade de gás. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) do estado, a vítima foi a óbito por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. A ação foi presenciada por um familiar e registrada por moradores do local.

O resultado da análise feita pelo IML foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), na manhã desta quinta-feira (26). De acordo com o G1, outros exames foram realizados, a fim de detalhar a razão da morte. O corpo foi liberado por volta das 22h30 de ontem. O velório ocorreu na casa da mãe de Genivaldo, no povoado Mangabeira, em Santa Luzia do Itanhy. Ele era casado e tinha um filho.

De acordo com Wallyson de Jesus, sobrinho de Genivaldo, o tio tinha um transtorno mental, por isso estava agitado, no momento da abordagem. “Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, relatou, salientando que a vítima sofria de esquizofrenia e tomava remédios controlados, há cerca de 20 anos.

A PRF abriu um procedimento disciplinar, com o intuito de averiguar a conduta dos policiais envolvidos. O caso também será investigado pela Polícia Federal (PF). Segundo o G1, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também acompanha a apuração dos fatos. Por meio de nota, a entidade disse que “tem respeito pelas instituições, mas não compactua com qualquer tipo de violência ou de tortura”.

A ABORDAGEM – A vítima conduzia uma motocicleta no momento em que foi parado pelos policiais. Conforme o sobrinho, mesmo diante da tentativa de diálogo, os agentes usaram spray de pimenta e colocaram seu tio dentro do porta-malas da viatura. “Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde”, contou.

A família registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade. A Polícia Civil, que confirmou o registro do caso, informou que está procedendo com a coleta de alguns depoimentos. Familiares e testemunhas já foram ouvidos.

VERSÃO DA PRF – A Polícia Rodoviária Federal justificou, por meio de nota, que, durante a ação policial, o homem resistiu “ativamente” à abordagem. De acordo com o G1, o documento expressa que, em razão da suposta agressividade apresentada por Genivaldo Santos, foram empregadas técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para a contenção.

O texto também diz que a vítima foi, inicialmente, conduzida à Delegacia de Polícia Civil, mas que se sentiu mal no caminho. “Durante o deslocamento, passou mal, foi socorrido e levado para o Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito”, afirma o documento, lamentando o ocorrido.

Ainda conforme o G1, a Polícia Judiciária foi acionada e também vai investigar o caso.

 



Segurança LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje