Anvisa proíbe venda de amoxicilina da marca EMS - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Anvisa proíbe venda de amoxicilina da marca EMS

06 de Fevereiro de 2015 | 15h 20

A decisão ocorreu por conta do descumprimento de requisitos das normas sanitárias.

Anvisa proíbe venda de amoxicilina da marca EMS
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda e o uso dos antibióticos amoxicilina e rifamicina fabricados pela empresa EMS S/A. A decisão ocorreu por conta do descumprimento de requisitos das normas sanitárias. Foram proibidas a distribuição, comercialização e uso de todos os lotes da amoxicilina + clavulanato de Potássio 50 Mg/ML + 12,5 Mg/ML Pó Para Suspensão Oral, fabricados a partir de fevereiro de 2013.

 

Além disso, a empresa terá que interromper a fabricação do remédio usado no tratamento contra infecções diversas e recolher os estoques existentes no mercado.A Anvisa constatou  que o medicamento estava sendo fabricado com excipiente - substância presente nos medicamentos para dar características como volume, forma e consistência ao produto - diferente do que foi aprovado pela agência reguladora. 

Além disso, os testes mostraram o uso de um insumo farmacêutico que estava sendo sintetizado de forma diferente do que consta no registro do remédio. Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, essas mudanças, que não foram autorizadas, podem alterar o resultado final do produto.

Já a rifamicina 10 mg/ml teve a fabricação suspensa depois que o laboratório aumentou o tamanho do lote em 10 vezes sem aprovação da Anvisa. O antibiótico é utilizado em diversos casos, como em curativos e no tratamento de ferimentos e queimaduras.

FONTE: Ibahia



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje