Saúde inviabilizada - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

César Oliveira

Saúde inviabilizada

03 de Agosto de 2015 | 10h 13
Saúde inviabilizada

O sistema de saúde seja suplementar ou público dá mostras de inviabilidade.  O progressivo aumento do custeio, os avanços tecnológicos (há tratamentos em hepatite que custam R$500 mil, em Oncologia, do mesmo valor, entre outros) e as mudanças no perfil de idade e doença da população, levam a progressivo aumento destes custos.

Nos planos de saúde, o abuso de médicos, hospitais, pacientes e operadoras mal geridas tem levado a importante desgaste destes sistemas.

No público, sem nenhum tipo de moderação de uso, há um evidente subdimensionamento, que é cruel, genocida, fatal.  A ideia de um sistema universal sem limites, sem regulação, sem referenciamento não se sustenta diante de nossa realidade.

É preciso contar ainda com o custo dos acidentes por álcool, da explosão do uso de moto que superlota emergências e Terapias Intensivas, das vítimas das drogas, seja como usuários ou traficantes, que oneram de forma importante o orçamento da saúde. 

Como está não é mais suportável. É preciso uma reavaliação e revisão completa de nosso sistema de saúde antes que o colapso faça mais vítimas do que as milhares que já faz.

Epidemias


Temos 100 mil casos notificados das viroses que vão da dengue à zika, passando pela perigosa Guillan-Barré. A grande maioria dos casos, provavelmente, não está notificada, pois tem gente que nem vai ao posto ou hospital. É um vexame. Um vexame. Perigoso. E vexaminoso. 



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje