O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na dianteira em diferentes cenários de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (14). No entanto, em simulações de segundo turno, Lula registra empate técnico com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro continua sendo incluído nos levantamentos eleitorais. Em uma eventual disputa direta com Lula no segundo turno, ele teria 45% das intenções de voto, contra 44% do petista — situação de empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Em abril, o cenário era mais favorável a Lula, que tinha 49%, enquanto Bolsonaro marcava 40%.
Contra Tarcísio, o panorama também é equilibrado: o governador paulista aparece com 43%, ante 42% de Lula. Já em uma simulação com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Lula tem 46%, contra 42% dela. No levantamento anterior, Lula registrava 50%, e Michelle, 38%, o que indica crescimento da ex-primeira-dama.
Em confrontos contra os filhos de Bolsonaro, Lula vence com mais folga. Teria 47% contra 38% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e 46% ante 38% do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A pesquisa também avaliou seis cenários de primeiro turno. Na simulação com Bolsonaro na disputa, Lula lidera com 36% das intenções de voto, seguido de perto por Bolsonaro, com 35%. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece com 7%; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, têm 5% cada.
Sem Bolsonaro e com Tarcísio como nome da direita, Lula sobe para 37%, enquanto Tarcísio marca 21%. Ratinho Junior aparece com 11%, seguido por Zema e Caiado, ambos com 6%.
Quando Michelle Bolsonaro entra no lugar do ex-presidente, Lula mantém os 37%, e ela aparece com 26%. Ratinho marca 9%, Caiado tem 7% e Zema, 6%.
Em um cenário sem Lula, substituído por Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, Bolsonaro lidera com 37%, enquanto Haddad aparece com 23%. Ratinho Junior soma 9%, Zema tem 6% e Caiado, 5%.
A pesquisa reforça que o cenário para 2026 permanece indefinido, com oscilações significativas nos índices de intenção de voto a depender dos nomes colocados na disputa.