Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 25 de setembro de 2018

Saúde

Hospital da Mulher precisa de doação de leite materno

23 de janeiro de 2015 | 08h 17
Hospital da Mulher precisa de doação de leite materno
Geladeiras estão quase vazias
Com apenas 14 doadoras cadastradas no mês de janeiro, o banco de leite humano do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, está com seu estoque bastante reduzido. A diretoria da Fundação Hospitalar de Feira de Santana espera mais doadores para amenizar a crise.
 
Segundo a enfermeira Kelly Tatiane Fonseca, uma das responsáveis pelo banco de leite, nos primeiros meses do ano o número de doações cai drasticamente. “Por conta das pessoas viajarem ou até por não quererem mais doar o estoque caiu bastante”, apela.
 
O leite humano doado serve às crianças prematuras que necessitam de uma alimentação mais reforçada. O leite também alimenta crianças cujas mães possuem alguma doença contagiosa, a exemplo do HIV ou sífilis.
 
Kelly Fonseca explica que para doar é muito fácil. Basta ligar para os telefones: (75) 3612-7155 ou 3612-7156, que uma equipe vai até a residência da doadora fazer a coleta. O serviço é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros, que vai até o local, preenche uma ficha cadastral e posteriormente faz a coleta do leite.
 
O leite coletado passa por uma análise pela equipe do laboratório da unidade hospitalar. Apenas é aproveitado o leite que não possui impurezas e nem apresenta algum tipo de contágio através de doenças. “O que atrapalha, às vezes, é que nem todo leite coletado é aproveitado. Mesmo com as orientações da equipe, muitas doadoras ainda não fazem a higiene correta para a coleta”, destaca a enfermeira.
 
A Fundação Hospitalar anunciou nos últimos dias o edital de licitação para contratação de empresa que vai realizar a ampliação e reforma do banco de leite humano do Hospital da Mulher.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje