Nasce a Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Cultura

Nasce a Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão

30 de Setembro de 2015 | 17h 41
Nasce a Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão
Os integrantes da orquestra – com idades acima dos nove anos - serão selecionados após uma entrevista
Os primeiros acordes da Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão, produzidos por instrumentos de melodia, harmônicos e de percussão, começaram ser ouvidos na tarde desta quarta-feira, 30, na Escola Municipal Elizabete Johnson, nas Baraúnas. Os 30 instrumentos, entre violinos, contrabaixos, flautas, tubas, saxofone e xilofone, foram entregues pelo prefeito José Ronaldo, como parte do projeto recém-lançado pela Prefeitura, o Música na Escola. A secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, acompanhou o ato. 
 
Os instrumentos vão contemplar alunos de sete escolas da região da cidade. A orquestra é umas das quatro atividades que estão sendo implantadas pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação - as outras são "Instrumenta" – vai oferecer aulas de teclado, acordeom, flauta e violão - "Cantando na Escola" – formação de corais - e "Música em Ação", que será desenvolvida na Escola Geraldo Dias de Souza, no distrito de Humildes, e constitui a formação de uma fanfarra. 
 
Coordenadora do programa e regente, Rosa Eugênia Vilas Boas reconhece que a iniciativa de levar música à escola oportuniza o aluno em ter acesso a mais uma linguagem: a artística. "Além de atender o desejo de muitos jovens em apreender a tocar, os instrumentos contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor", afirma.
 
De acordo com a coordenadora, os integrantes da orquestra – com idades acima dos nove anos - serão selecionados após uma entrevista. “Faremos o convite aos alunos e aqueles que demonstrarem o desejo e habilidade poderão ser selecionados”, explica. As aulas serão ministradas por um dos 36 profissionais contratados. 
 
Na oportunidade, o prefeito José Ronaldo convidou alguns estudantes, que participavam do ato de entrega, a escolher um dos instrumentos para um breve ensaio. Não faltou quem levantasse o dedo demonstrando o desejo de segurá-los e emitir as primeiras notas musicais. 
 
SEDE E DISTRITOS
 
O estudante do 2º ano Saulo da Silva, 8 anos, ficou entusiasmado ao segurar o clarinete, que, segundo ele, representa um de seus sonhos. O garoto já participa do coral da igreja, onde toca flauta. “Gosto de música e mais ainda em tocar instrumentos”, revelou.
 
O Música na Escola vai contemplar 7 mil alunos de 79 escolas  da sede e distritos.  Segundo o prefeito José Ronaldo essa iniciativa representa mais um dos esforços do Governo Municipal em ofertar aos alunos da rede um ensino de qualidade. “É um belíssimo projeto e que tem tudo para dar certo”, assegurou o prefeito.


Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje