Prefeito José Ronaldo recebe visita do novo arcebispo de Feira - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Política

Prefeito José Ronaldo recebe visita do novo arcebispo de Feira

25 de Novembro de 2015 | 16h 54
Prefeito José Ronaldo recebe visita do novo arcebispo de Feira
O prefeito José Ronaldo, recendo em seu gabinete Dom Itamatr Vian e o novo arcebispo Dom Zanoni Demettino-Foto: João Mascarenhas

O prefeito José Ronaldo recebeu, na manhã desta quarta-feira,25, em seu Gabinete no Paço Municipal Maria Quitéria, a visita de Dom Zanoni Demettino Castro, que no dia 2 de dezembro presidirá missa na Catedral Senhora Santana (Matriz) e marcará o início do seu ministério episcopal à frente da Arquidiocese Metropolitana de Feira de Santana, em substituição a Dom Itamar Vian.

Dom Zanoni Demettino tem 53 anos e é natural de Vitória da Conquista. Estudou Filosofia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília e Teologia no Instituto Teológico de Ilhéus. Licenciado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi ordenado sacerdote em 1986.

O novo arcebispo ascende ao cargo esperando contar com “todas as forças vivas da Igeja”,  enfatizando que pretende contribuir para a construção de “um mundo de justiça, tranquilidade e de paz, num momento de mudanças, não só na dimensão religiosa, mas em todas as instâncias da vida em que precisamos de respostas adequadas a todas estas exigências”.

O prefeito José Ronaldo destacou as qualidades sacerdotais e intelectuais de Dom Zanoni, considerando-o “preparado para dar continuidade à obra realizada por Dom Itamar, por isso lhe desejo sucesso à frente da Arquidiocese de Feira de Santana”.

 

BIOGRAFIA

Entre os anos de 1990 e 1995, Zanoni Demettino atuou como pároco da sua cidade natal, foi vigário forâneo, a partir de 2000, e membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, Vigário Geral (2002-2007). Presidiu a Comissão dos Presbíteros do Regional Nordeste e participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

Tendo ainda atuado como administrador diocesano de Vitória da Conquista, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, em 2007, terceiro bispo da Diocese de São Mateus. Em 18 de novembro foi nomeado pelo papa Francisco como novo arcebispo metropolitano de Feira de Santana.

Dom Itamar Vian, que deixa o comando da Arquidiocese ressaltando que sente “feliz e agradecido por ter comprido a missão que Deus confiou”, segue servindo à Igreja, agora como auxiliar de Dom Zanoni.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje