Brasil e mais três países são apontados como os piores no combate à pandemia - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Brasil

Brasil e mais três países são apontados como os piores no combate à pandemia

24 de Abril de 2021 | 12h 57
Brasil e mais três países são apontados como os piores no combate à pandemia
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Estados Unidos, Brasil, Colômbia e México são, nesta ordem, os quatro países do mundo com o pior desempenho para combater a pandemia da Covid-19, de acordo com um relatório feito pelo Colégio de México (Colmex), informa reportagem do portal UOL.

Segundo a publicação, ao analisar o caso do México, o diretor do Instituto de Ciências da Saúde Global da Universidade da Califórnia em San Francisco e coautor do estudo "Resposta do México ao Covid-19", Jaime Sepúlveda, detalhou que entre as conclusões a que chegaram está o fato de que o país tinha muitas deficiências na luta contra a crise sanitária.

Entre esses fracassos está a falta de antecipação segundo o estudioso, que considera que oportunidades preciosas foram perdidas para se preparar para a chegada do coronavírus. Da mesma forma, houve deficiências na incorporação de evidências científicas e falta de capacidade para reconhecer erros e corrigir políticas.

O pesquisador disse que, de acordo com o relatório, ficou evidenciado que as autoridades mexicanas minimizaram o uso de testes diagnósticos e ridicularizaram o uso de máscaras, o que, em sua visão "teve efeitos devastadores".

Ao mesmo tempo, ainda na explicação de Sepúlveda, houve uma séria subestimação dos casos reais. Estima-se que em novembro de 2020 apenas um em cada 30 casos que existiam estavam sendo detectados.

FONTE: Bahia.ba



Brasil LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje